A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), está participando da primeira edição da “Liderança e Transformação Pública – Mobilidade e Inovação”, promovida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a 99. Os encontros seguem até março, quando ocorrerá a apresentação final dos trabalhos, momento em que os participantes trarão contribuições importantes para a criação e implementação de políticas públicas eficientes para a mobilidade urbana.

Em constante mudança e crescendo cada vez mais, a mobilidade urbana exige a busca de soluções novas que permitam prover serviços cada vez melhores à população de forma sustentável e ágil. Em consonância com as diretrizes da nova gestão do Prefeito David Almeida, a Semtepi acredita que o desenvolvimento dessas soluções pode ser realizado por meio da integração das ações do poder público e privado.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando para solucionar problemas de mobilidade urbana na cidade, como o desenvolvimento de um projeto piloto para instalação de semáforos inteligentes, e a realização de uma maratona de hackathon que buscou criar soluções tecnológicas e inovadoras para essa área.

O curso

Com base na pergunta “Para onde vamos?”, o projeto piloto selecionou 63 políticos e gestores públicos de 18 grandes cidades brasileiras, entre elas Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP), Natal (RN), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Santo André (SP), São Luiz (MA), Teresina (PI), Distrito Federal, Uberlândia (MG), Niterói (RJ) e João Pessoa (PB), que contam com todo o suporte do Centro de Liderança Pública (CLP) para compartilhar experiências entre si e contribuir com melhorias para a mobilidade urbana no Brasil.

“Costumo dizer que o CLP é um hub que reverbera boas práticas para estimular cada vez mais gestores públicos a tomarem decisões baseadas em dados e evidências. Esta é mais uma oportunidade para contribuir com o setor público no enfrentamento de problemas urgentes como a mobilidade urbana”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública.

O projeto reflete à transformação de Manaus, pensando na mobilidade, na inovação e na utilização de dados, na construção de políticas da região. Além de levantar novas tecnologias para potencializar esses resultados.

“É inegável a importância de se obter cada vez mais conhecimento e experiência profissional como oportunidade de desenvolver conhecimentos práticos. Percebo que este curso, de fato, tem me capacitado para conhecer a área e ampliar as minhas habilidades”, diz Nicolle Loureiro Amorim, Chefe da Divisão de Empreendedorismo na Semtepi.

“Tenho adquirido bases de conhecimento para entender melhor a mobilidade urbana, uma das vertentes mais importantes quando se fala em função social da cidade, e apresentar propostas que sejam coerentes com a segurança e qualidade de vida dos cidadãos e dos condutores da minha cidade”, completa Nicolle.

Encontros

A aula inaugural aconteceu no dia 1º de novembro com o tema  “Mobilidade e Liderança: como os líderes públicos podem enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil”. Entre os assuntos que estão sendo discutidos no curso, os participantes buscam caminhos para cidades cada vez mais democráticas e acessíveis.

Tema com grande destaque atualmente devido à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), à construção de políticas públicas baseada em dados e evidências traz ao debate exemplos e caminhos para trabalhar com essas ferramentas valiosas na busca de soluções eficientes.

Além disso, a tecnologia, por meio do apoio da 99, também está em debate na discussão sobre como a inovação pode contribuir na superação dos desafios da mobilidade.

“Através da parceria com o CLP, temos o potencial de criar soluções em conjunto e seguir para sua rápida implementação. Essa velocidade cria mais oportunidades de transformação e impacto positivo tanto para as empresas, quanto para a sociedade”, afirma Diogo Souto Maior, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da 99.

Artigo anteriorIndonésia emite alerta de tsunami após ser atingida por terremoto de 7,3 graus
Próximo artigoMatar virou lazer? PL quer autorizar caça esportiva de animais no Brasil