Arquivo do coordenador do projeto, Mauricio Pinto de Oliveira

A busca por práticas responsáveis e conscientes para uso da água contribuiu para a formação de cidadãos mais engajados com a preservação do meio ambiente, esse foi o resultado do projeto “Como usamos a água em nosso município? ”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – via Programa Ciência na Escola (PCE) – Edital N°002/2023.

A proposta aplicada na Escola Estadual José Carlos Mestrinho, localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, envolveu alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e integrou as disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, proporcionando uma abordagem ampla sobre o tema, permitindo aos estudantes uma visão mais completa e contextualizada.

O professor de Geografia, Mauricio Pinto de Oliveira, coordenador do projeto destaca que os alunos tiveram a oportunidade de compreender a relevância da água como recurso essencial para a sobrevivência e para diversas atividades humanas, o entendimento sobre a importância do tratamento de esgoto como forma de proteger os rios e os lençóis freáticos, o aprendizado dos processos químicos e físicos que envolvem o tratamento de esgoto, levando em conta processos de separação de materiais e a coleta de dados, com base na observação em campo, no município onde vivem e, por fim, a elaboração de maquete de uso da água, caracterizando cada um dos aspectos e elementos da paisagem que nela foram representados.

“Esses objetivos visaram não apenas ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância e o uso da água, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, análise e expressão, além de promover a conscientização sobre a necessidade de preservação desse recurso natural”, completa o coordenador.

O professor ressalta, ainda, que os maiores impactos do projeto resultaram nas áreas social e ambiental: na área social houve uma melhoria no convívio e na integração dos participantes e, principalmente no rendimento escolar dos alunos envolvidos. Já na área ambiental, ele observou melhoria na relação dos alunos com o meio ambiente e com a saúde.

“Os estudantes começaram a refletir sobre seu vínculo com a água, adotando comportamentos de apreço e uso responsável. Além disso, passaram a adotar uma atitude colaborativa, participativa, engajada, investigativa e inovadora, demonstrando autonomia ao longo de toda a atividade e, essas qualidades foram evidenciadas na finalização do projeto com uma avaliação do trabalho com todos presentes”, observa Maurício Oliveira.

Sobre o apoio da Fapeam a projetos de ciência, tecnologia e inovação ainda na educação básica, o professor comentou: “O apoio da Fapeam a projetos de ensino como esse sobre como usamos a água no nosso município, não só fortalece a educação ambiental e cidadã, como contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável, resiliente e consciente em relação ao uso e conservação dos recursos hídricos”, concluiu Maurício.

PCE 20 anos

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa pioneira da Fapeam, que este ano completa 20 anos, direcionada à participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorDrogasil abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Manaus
Próximo artigoFiocruz Amazônia de portas abertas para comemorar os 30 anos com vacinação e testagem para gestantes no Fiocruz Pra Você