
Com o objetivo de homenagear e divulgar trabalhos voltados à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo no Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, está com as inscrições abertas para a 7ª edição do Prêmio Nestor Nascimento. Os interessados têm até o dia 17 de outubro para efetuar a inscrição.
A solenidade de premiação está marcada para o dia 6 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra.
Segundo a coordenadora da premiação, pedagoga Jacy Braga, a procura pelas inscrições tem aumentado nos últimos dias, com participantes se inscrevendo em até duas categorias.
“Pela experiência dos anos anteriores, o volume de inscrições costuma aumentar nos últimos dias. Serão sete categorias de premiação. As inscrições recebidas até agora são de pessoas que desenvolvem trabalhos consistentes na temática, o que enriquece muito o processo, pois teremos de fazer uma avaliação criteriosa”, afirmou.
Ela destacou ainda que podem participar do prêmio pessoas que tenham trabalhos voltados à promoção da igualdade racial.
“Podem concorrer aqueles que tenham desenvolvido ações nas áreas da educação, publicação de livros acadêmicos, enfrentamento à intolerância religiosa ou questões relacionadas ao feminismo negro. Quem comprovar atuação nessas áreas pode se inscrever. As inscrições são abertas tanto para pessoas físicas quanto para instituições”, explicou.
Categorias
As categorias desta edição estão previstas no edital e abrangem:
- preservação da fé nas religiões de matriz africana e combate à intolerância religiosa;
- feminismo negro;
- respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo;
- promoção de atividades afro-culturais e educativas;
- fomento ao protagonismo negro;
- produção acadêmica e literária sobre a presença negra no Amazonas;
- promoção da saúde integral da população negra, com ênfase na redução das desigualdades étnico-raciais e no combate à discriminação nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Inscrições
As inscrições e indicações devem ser enviadas para o e-mail [email protected], contendo o nome completo do candidato ou instituição, currículo e um breve histórico relacionado à categoria escolhida.
A comissão avaliadora será composta por especialistas que atuam em políticas afirmativas de igualdade racial, indicados pela Escola do Legislativo e nomeados por ato da autoridade competente da Aleam. O resultado será divulgado no dia 31 de outubro.
Nestor Nascimento
Nestor José Soeiro do Nascimento, que dá nome à premiação, nasceu em 11 de dezembro de 1947 e faleceu em 31 de maio de 2003.
Advogado, jornalista e reconhecida liderança do movimento negro em Manaus, fundou o Movimento Alma Negra (Moan), a Associação de Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro e a Escola de Samba Vitória Régia.
Morador histórico da Praça 14, onde também se localiza o Quilombo de São Benedito, Nestor era bisneto de Maria Severa Monteiro do Nascimento, uma das matriarcas da família maranhense que fundou o quilombo.










