
O presidente da Argentina, Javier Milei, não irá à COP30 em Belém, mas enviou observadores.
A informação foi confirmada à CNN por fontes dos governos brasileiro e argentino. Procurado pela CNN, o governo argentino não se manifestou.
Uma delegação argentina foi credenciada junto ao órgão da ONU responsável pela COP, a UNFCCC (sigla em inglês para United Nations Framework Convention on Climate Change, ou Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Os nomes e cargos não foram revelados, mas a informação é de que foram a Belém representantes de mais de um ministério do governo Milei. O presidente argentino segue a linha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de negar as mudanças climáticas no mundo e boicotar a COP.
Assim como ocorre nos Estados Unidos, há estados subnacionais na Argentina que não seguem essa linha de Milei e Trump e estarão em Belém para acompanhar os debates da COP.
A “Alianza Verde Nacional”, por exemplo, formada pelas províncias de Córdoba, Entre Ríos, Jujuy, La Pampa, Misiones e Santa Fe, tem o objetivo de fortalecer a presença dos governos provinciais argentinos na agenda climática internacional e estará na COP de Belém.
Com informações de CNN Brasil.










