© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou profundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas que faleceram e foram afetadas pela passagem de um tornado pelos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no centro-sul do Paraná, nesta sexta-feira (7).

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, publicou Lula em suas redes sociais.
Devastação e Resposta Federal

O tornado, classificado como categoria F3 com ventos de até 250 km/h, causou a morte de ao menos seis pessoas – cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Além disso, 432 pessoas ficaram feridas e duas estão desaparecidas. Rio Bonito do Iguaçu, município de 14 mil habitantes, teve 90% de sua área urbana danificada, segundo a Defesa Civil.

Em resposta à tragédia, o presidente Lula anunciou o envio de uma equipe federal à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda. Técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, e profissionais da Força Nacional do SUS também estão a caminho para auxiliar no resgate e no suporte à população e às equipes do governo paranaense.

A ministra Gleisi Hoffmann reforçou o objetivo da missão: “Levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado que atingiu cidades na região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução”. O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de emergência para agilizar a reconstrução das áreas atingidas e informou que alojamentos estão sendo preparados para as pessoas que perderam suas casas.

Com informações de Agência Brasil

Artigo anteriorProvas do Enem são suspensas em Rio Bonito do Iguaçu após tornado destruir 90% da cidade
Próximo artigoTornado no Paraná: Alerta de urgência para a COP30