Daniel Ferreira/Metrópoles

Um homem apontado como um dos principais golpistas em atuação na capital fluminense foi preso nessa quinta-feira (20/2) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). A captura foi feita por agentes da 24ª DP (Piedade), após meses de investigação e monitoramento. Segundo a polícia, o bandido integra o núcleo de liderança de uma organização criminosa especializada em fraudes e já teria causado prejuízos superiores a R$ 1 milhão.

Segundo a polícia, ele coleciona 85 anotações criminais, a maioria por estelionato e crimes contra o patrimônio. Mesmo assim, seguia em liberdade e, de acordo com os investigadores, continuava aplicando golpes em série.

Ainda de acordo com a corporação, o esquema funcionava com aparência de legalidade. A quadrilha criava empresas de fachada e publicava anúncios de venda de imóveis e veículos em plataformas digitais. Usando identidades falsas, os criminosos fechavam negócios, assinavam contratos fraudulentos e exigiam pagamentos antecipados.

Após receberem o dinheiro, os golpistas simplesmente desapareciam ou passavam a criar entraves artificiais, impedindo a conclusão da negociação e inviabilizando a recuperação dos valores.

Desde 2019, o homem preso é apontado como peça-chave nessas operações. Ele teria atuado tanto na captação das vítimas quanto na movimentação do dinheiro obtido de forma ilícita.

Enquanto vítimas amargavam prejuízos e dívidas, o investigado ostentava nas redes sociais uma rotina de lazer, com registros em praias, piscinas e passeios, segundo a polícia.

A prisão ocorreu no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O homem é considerado de alta periculosidade, principalmente pelo padrão de reincidência.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorBahia confirma 2 casos de mpox em 2026; outros casos estão sob investigação
Próximo artigoSaiba como cúpula da PF reagiu à decisão de Mendonça sobre Caso Master