Créditos Clesley

Setenta acolhimentos familiares, 234 encaminhamentos, 120 sessões de psicoterapia e 22 crianças inseridas na rede pública de ensino são alguns marcos conquistados pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer), entre junho de 2023 e 2024.

Localizado na Zona Centro-Sul de Manaus (AM), o abrigo conta com uma equipe multidisciplinar comprometida com o bem-estar de crianças e adolescentes vulneráveis e suas mães.

Clesley Rodrigues, diretor do Nacer, exalta a importância da família unida para superar as dificuldades. “Há mais de oito meses, decidimos mudar nosso modo de acolher, pois antes apenas crianças podiam ficar. Agora, crianças e adolescentes com suas mães, seja em situação de rua ou por alguma determinação da justiça, podem ser acolhidas conosco. Isso é muito valioso, porque alimenta as esperanças e favorece a criação de um novo olhar sobre a vida”, explica.

Nesse período, o abrigo Nacer realizou 70 acolhimentos familiares, reintegrou 45 famílias e assistiu outras quatro no retorno para a cidade natal. Outro destaque foram os 234 encaminhamentos para políticas públicas socioassistenciais como saúde, educação e mercado de trabalho.

No âmbito psicossocial, houve 120 sessões de psicoterapia, 15 expedições de documentos civis, 50 participações em fóruns, capacitações e seminários, e 40 articulações junto à rede socioassistencial.

Na esfera educacional, 22 crianças foram inseridas na rede pública de ensino, enquanto cinco mães fizeram o Projeto Pan Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o curso de Português Básico para Estrangeiros, na Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) respectivamente.

O acesso à rede pública de saúde é prioridade no abrigo, por isso 55 famílias acolhidas tiveram seus cartões vacinais atualizados e foram beneficiadas com consultas médicas especializadas e exames. O Nacer também promoveu 15 atividades de saída cultural e de lazer.

Além disso, foram elaborados 70 Planos de Atendimento Familiar (PAF), 11 cursos sobre Geração de Renda, 13 ações de cidadania com atividades que garantem a promoção de igualdade da família e sua convivência social, e ainda 12 rodas de conversa para o fortalecimento de vínculos familiares.

“São números surpreendentes, que foram alcançados apenas com o trabalho sensível às dores dessas famílias. Todos são importantes no abrigo Nacer e a prova disso são os resultados que alcançamos”, complementa Clesley Rodrigues.

O abrigo Nacer está localizado na Rua 35, nº 2, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro-Sul de Manaus, e possui reconhecimento A em gestão e transparência pelo Selo Doar. Para doações, os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 98428-7454 ou acessar o site: https://nacer.org.br/.

Artigo anteriorPrefeito do interior de Goiás aumenta o próprio salário em quase 70%
Próximo artigoSP: polícia indicia ativista que tentou estuprar garoto em shopping