Em comemoração aos 10 anos de atividades, o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, promoveu na manhã da última sexta-feira (17), no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), em Adrianópolis, zona Centro-Sul, uma cerimônia, na qual reconheceu o trabalho das instituições que atuam no combate à doença no Estado. Entre elas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelas ações de prevenção e a disseminação de informações sobre o diagnóstico e tratamento.
Além da Semsa, o evento contou com a presença de representantes da Fiocruz Amazônia, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e do presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose, deputado Luiz Castro.
O coordenador do Comitê de Tuberculose, Euclides da Cunha, explica que órgãos públicos e sociedade civil atuam juntos há 10 anos para ampliar o trabalho educativo e a prevenção junto à população. “Nossa missão é articular governo e sociedade civil, buscando integração e contribuição para políticas públicas do controle da tuberculose, com visibilidade para ações de comunicação, advocacy (defesa em favor de uma causa), mobilização social, monitoramento e avaliação, com vistas à garantia da cidadania e defesa do SUS”, enfatiza Cunha.
De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Dinah Cordeiro, entre as atividades do Comitê, criado em 17 de novembro de 2007, destacam-se as palestras realizadas para os alunos da rede pública de ensino, as ações junto aos detentos do sistema prisional do Estado e moradores de rua.
“A Semsa hoje foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido no enfrentamento da tuberculose. Esta doença é uma prioridade da gestão de saúde municipal, prova disso são os três indicadores, de um total de 23, voltados para essa patologia. Isto vem fazendo uma grande diferença nos três últimos anos. No ano passado, por exemplo, Manaus pela primeira vez alcançou o indicador de testagem de HIV nos casos de tuberculose”, destaca Cordeiro.
Controle
Em outubro, o prefeito Arthur Neto entregou equipamentos que o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE), por meio do Núcleo de Combate a Tuberculose, adquiriu com financiamento obtido junto ao Ministério da Saúde, destinado às Ações Contingenciais para Enfrentamento da Tuberculose no município de Manaus. A aquisição foi para fortalecer as políticas públicas para redução da tuberculose na capital amazonense, para, em parceria com a Gerência de Apoio Diagnóstico da Semsa, possibilitar diagnóstico preciso da tuberculose.
Os equipamentos são microscópios, notebooks e impressoras. Além dos quatro Laboratórios Distritais da Semsa, também receberam os equipamentos o Laboratório de Controle de Qualidade no Diagnóstico de Tuberculose, localizado na Policlínica Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, e o Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara).