FOTOS: Divulgação SES-AM

No “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre a importância da amamentação para os bebês recém-nascidos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está promovendo uma intensa campanha nas sete maternidades do Governo do Amazonas, com foco especial nas mulheres em situação de vulnerabilidade. A programação inclui palestras, cursos e oficinas sobre aleitamento materno, com o propósito de acolher e informar as futuras mães.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que todos os anos a campanha trabalha com uma temática específica, no país. Em 2024, o Ministério da Saúde lançou o tema ‘Amamentação, apoie em todas as situações’. O foco, destaca a secretária, é a redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação. As diferentes condições que as mulheres enfrentam no dia a dia, disse ela, impactam nesse processo. “A campanha, portanto, visa garantir esse direito, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade”, reforça.

“Todos os nossos profissionais são treinados para incentivar e orientar sobre o aleitamento, além de realizarem palestras diárias nos alojamentos conjuntos e auxiliarem as mães que estão com dificuldade de amamentação”, ressaltou a secretária Nayara Maksoud.

Programação

A gerente de Maternidades da SES-AM, Liseane Façanha, informa que, como parte da programação, acontecerá nesta quinta-feira (22/08) a inauguração da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SMTA), nas maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, situadas nas zonas leste e sul, respectivamente.

Ela explica que, com esta iniciativa, as servidoras das maternidades terão um local dedicado à retirada e armazenamento do leite materno durante a jornada de trabalho. Elas poderão oferecer o leite aos seus filhos durante o expediente ou armazená-lo para uso posterior. O leite também pode ser doado a um dos três Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado.

Além disso, ainda na Maternidade Ana Braga, estão ocorrendo palestras e atividades do programa “Família Amigo do Peito” (FAP), uma iniciativa que visa oferecer suporte emocional e apoio às mães que estão passando pelo período de puerpério.

A Maternidade Balbina Mestrinho também está promovendo uma campanha para doação de frascos para armazenar leite materno e captação de novas doadoras. A unidade também está realizando a exposição “Árvore da Gratidão”, local onde as pessoas podem escrever mensagens para as mães beneficiadas com as doações de leite materno.

Na Maternidade Chapot Prevost, na avenida Getúlio Vargas, bairro Colônia Antônio Aleixo, também na zona leste, gestantes em atendimento na unidade recebem instruções em oficinais, exposições e rodas de conversas.

Já a programação da Maternidade Dr. Antenor Barbosa, situada na rua Professora Lea Alencar, bairro Alvorada, zona centro-oeste, inclui palestras, oficinas educativas, atividades lúdicas, distribuição de informativos e brindes e também massagem de relaxamento realizada por alunos de fisioterapia para as mães internadas no local.

A Maternidade Dona Nazira Daou, na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, zona norte, entre os dias 6 e 15 de agosto foi promovido dinâmicas e “Dia do Embelezamento” entre as mães. Na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, na avenida Samaúma, do bairro Cidade Nova, ocorreram ações educativas, palestras, livres e o evento “Dia do Embelezamento”, entre os dias 1 a 15 de agosto.

No Instituto da Mulher Dona Lindu, na avenida Mário Ypiranga, em Adrianópolis, zona centro-sul, foram apresentados três circuitos com os temas: Mastites, engurgitamento, fissuras, pega correta e via alternativa, entre os dias 6 e 8 de agosto.De acordo com Liseane Façanha, a campanha em torno do “Agosto Dourado” nas maternidades da SES-AM reforça a importância da amamentação inclusive para o estabelecimento do vínculo materno-infantil. “Além de informar às mães sobre a melhor maneira de amamentar o bebê, também esclarece sobre as dificuldades e benefícios da amamentação”, pontuou a gerente de Maternidades da SES-AM.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas envia nova equipe para Operação Tamoiotatá 4, no sul do Amazonas
Próximo artigoBumbódromo de Parintins recebe segunda temporada da Feira de Economia Criativa