Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), com apoio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município, Delegacia Fluvial (Deflu) e Guarda Civil Municipal de Urucurituba, prendeu, na segunda-feira (05/08), um homem, 42, pelo feminicídio de sua companheira, que tinha 39 anos. O crime ocorreu na madrugada do dia 29 de julho, no bairro Jauary, no município.

Essa foi a primeira prisão, no município, dentro da campanha Agosto Lilás, que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), parabenizou a equipe da DEP de Itacoatiara pelo êxito na ação policial, e destacou o trabalho da Polícia Civil, que por meio do DPI, vem apresentando resultados positivos na proteção de grupos sociais vulneráveis.

De acordo com o delegado, a prisão trouxe segurança e uma resposta rápida para a população, pela gravidade e excesso de crueldade do autor que cometeu o feminicídio contra a esposa. “A Polícia Civil consegue trazer mais confiança para a sociedade de Itacoatiara, por meio da DEP, não só no combate à violência contra a mulher, mas também no combate à violência, exploração sexual de crianças”, disse Paulo Mavignier.

Conforme o delegado Paulo Barros, da DEP de Itacoatiara, as investigações iniciaram no mesmo dia do crime. Na ocasião, estava acontecendo uma festa na residência da vítima para celebrar o aniversário de seu irmão e de sua sobrinha.

“O autor tem um histórico de violência. Em determinado momento da festa, ele desconfiou que um dos convidados estaria, supostamente, flertando com sua esposa. O infrator estava sob efeitos de bebida alcoólica e golpeou a mulher com uma arma branca. O ato delituoso foi presenciado pelo filho da vítima, 18, a principal testemunha”, informou o delegado.

Ainda conforme o delegado, ele tentou esfaquear outros quatro membros da festa, mas foi contido por outras pessoas, inclusive pelo filho da vítima. O jovem de 18 anos relatou que sua mãe estava passando por muitos problemas, em decorrência dos ciúmes do autor.

“Realizamos diligências em comunidades onde ele estava escondido, nos municípios de Urucurituba e Boa Vista do Ramos (a 208 e 271 quilômetros de Manaus, respectivamente), e recebemos o apoio da GCM de Urucurituba e Deflu. Ao chegarmos próximo da casa de seus familiares, ele se entregou e, atualmente, está em detenção”, disse o delegado.

Procedimentos

O homem responderá por feminicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal e ficará à disposição da Justiça.

Artigo anteriorComissão do Senado aprova isenção de FGTS e INSS para aposentados
Próximo artigoEm Parintins, PC-AM prende homem por perseguir e ameaçar o pai idoso