
O governo de Alagoas decretou emergência por conta dos danos causados pelas fortes chuvas que caem no estado desde sexta-feira (1º/7). De acordo com o governador Paulo Dantas (MDB), entre 50 e 55 municípios foram atingidos e 33 também já decretaram emergência por causa dos transbordamentos de rios e lagoas.
O estado nordestino vem sendo atingido por fortes chuvas, que devem continuar neste domingo (3/7). Em Marechal Deodoro, por exemplo, as águas da Lagoa Manguaba invadiram as ruas do centro histórico causando muito estrago. As aulas já estão suspensas na segunda (4/7) e na terça-feira (5/7).
Rodovias federais e estaduais estão interditadas por todo o estado devido a deslizamentos e alagamentos. Por isso, o governador demandou ajuda federal. “Esperamos que venha ajuda, até porque muitos dos problemas estão em rodovias federais, como a BR-101, com três trechos interditados”, disse Dantas.
O governador, que assumiu em maio deste ano no lugar de Renan Filho, também do MDB, anunciou ainda que vai ampliar um auxílio de R$ 2 mil criado mês passado, quando o estado também foi atingido por inundações. “Já começou a ser pago a quatro mil famílias. Agora, vamos reavaliar quantas vão precisar”, afirmou ele. “Também estamos nos mobilizando para distribuir alimentos, água e colchões nas cidades atingidas”, concluiu.
Também neste sábado, o senador Fernando Collor (PTB-AL) anunciou que conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo ajuda para o estado e que equipes da Defesa Civil Nacional e Forças Armadas serão mobilizadas e devem chegar neste domingo, o que ainda não foi confirmado pelo governo federal.