Nathalie Brasil e Aguilar Abecassis

O plenário Rui Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas vestiu-se de azul e vermelho, nesta quinta-feira (06/05), durante a Sessão Especial em homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. A solenidade, proposta pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), destacou a força cultural e a importância econômica dos bois Caprichoso e Garantido para o estado.

A reunião reuniu oficiais dos bumbás, membros das diretorias, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, o ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, o deputado federal licenciado Saullo Vianna, vereadores e autoridades municipais e estaduais.

Compositores, artistas de alegoria, de fantasia, coreógrafos e diversos nomes que fazem o espetáculo também aconteceram foram homenageados pela contribuição histórica à cultura amazonense.

O presidente do Garantido, Fred Góes, ressaltou o clima de união e atuação conjunta entre os bois. “Essa homenagem mostra que, apesar da rivalidade dentro da arena, fora dela caminhamos juntos. O festival nos une por uma causa maior, a valorização da cultura e a autoestima do nosso povo”, disse.

Para Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso, o impacto social e o legado do festival fortalecem a cultura da ilha. “A arte transforma vidas. O Festival de Parintins é cultura, é economia criativa e formação de cidadãos para além da arena”, enfatizou.

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ressaltou o impacto econômico do festival, que gerou mais de 20 mil investimentos diretos e indiretos. “Mais de 100 milhões de reais circularam na economia local durante o festival, com a geração de 20 mil empregos. A suspensão das restrições da ANAC também vai garantir maior fluxo aéreo, beneficiando o turismo e a logística”, destacou.

A sessão foi marcada por emoção e reconhecimento à força dos bois, que colocam a Amazônia no centro das atenções do Brasil e do mundo. Caprichoso e Garantido são, além de expressão cultural, motores de desenvolvimento regional e orgulho da parintinense.

“Celebrar o Festival de Parintins é exaltar a força de um espetáculo que representa, com intensidade e beleza, a alma cultural do povo amazonense. É uma experiência única, envolvente, que emociona, acolhe e transforma quem participa. Parintins é feito por pessoas simples, de coração generoso, que recebe cada visitante com calor humano, alegria e uma hospitalidade inesquecível”, finalizou a deputada Mayra Dias.

Artigo anteriorProjeto Acesso Livre: Teatro para Todos fará última apresentação no sábado na Escola Maria de Lourdes no Alvorada
Próximo artigoEscolas da rede estadual realizam mutirões para inscrições no Enem 2025