Reprodução/IstoÉ

O primeiro dia da Natural Products Expo West 2025, maior feira de produtos naturais, orgânicos e saudáveis do mundo, realizada anualmente em Anaheim, Califórnia (EUA), foi marcado pelo “Pitch Slam”. Dez marcas, novas e já consolidadas, apresentaram suas inovações para um público ávido por novidades no setor de produtos naturais e orgânicos. Entre os participantes, três empresas chamaram a atenção com propostas incríveis e pela potencial relevância no mercado brasileiro.

A Better Treat apresentou petiscos orgânicos de ingrediente único para cães e gatos, liofilizados para preservar os nutrientes. Com vendas próximas a US$ 4 milhões e um mercado estimado em US$ 2,5 bilhões, a empresa oferece produtos a US$ 9,99, dos quais 58% das receitas são recorrentes.

No Brasil, onde o mercado pet é forte e cresce a cada ano, com cerca de 160 milhões de animais domésticos, a demanda por produtos saudáveis está em ascensão. Só no ano passado, houve aumento de 12%, para R$ 77 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o setor movimento ao ano. Do total, 55% das vendas são de alimentos para animais domésticos. A introdução de petiscos orgânicos poderia atender a donos de pet que buscam qualidade, bem-estar para seus animais e tudo isso com um preço acessível.

Jardinagem

A segunda marca que chamou muita atenção foi a Arber, que trouxe ao evento produtos orgânicos para crescimento de plantas e jardinagem, mostrando a diversidade do que consideramos wellness. Fundada por uma ex-profissional de venture capital e private equity que, ao ter seu primeiro filho, não encontrou produtos adequados no mercado, a Arber preenche uma lacuna significativa.

A introdução de soluções wellness para jardinagem poderia encontrar um público receptivo entre os consumidores brasileiros. O potencial de mercado é alto. A cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do país gira em torno de R$ 18 bilhões ao ano, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).

Entre os destaques, além de Better Treat e Arber, a marca Willa’s apresentou um leite de aveia orgânico que se destaca no dinâmico mercado de leites vegetais. Utilizando o grão inteiro, o produto preserva mais nutrientes, oferece um sabor mais intenso e contém 8g de proteína por porção, diferenciando-se das opções tradicionais com menos açúcar e mais benefícios nutricionais.

Sua escalabilidade já é evidente com presença em redes como Jimbo’s e Erewhon, além da expansão contínua para outros grandes varejistas. Um ponto de inovação é a colaboração com pediatras para desenvolver uma versão voltada para crianças, reforçando o compromisso da marca com a nutrição infantil e ampliando novas frentes de mercado.

No Brasil, o setor de alimentos plant-based cresceu 42% em anos recentes, impulsionado pela busca por alternativas mais saudáveis e sustentáveis – os dados, divulgados pelo Good Food Institute (GFI Brasil), são da plataforma Euromonitor. A introdução de um leite de aveia orgânico que aproveita o grão integral poderia atender a essa demanda, trazendo um diferencial competitivo para o segmento de bebidas vegetais.

A presença dessas empresas na Expo West evidencia tendências globais que podem ser adaptadas ao mercado brasileiro, atendendo às demandas de consumidores cada vez mais conscientes.

Fabiano Zettel, fundador e CEO da Moriah Asset, primeiro veículo de investimento especializado no setor de saúde e bem-estar do Brasil, faz uma cobertura especial da Natural Products Expo West 2025 para IstoÉ Dinheiro

Com informações de IstoÉ

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