Stefany Rocha/Cigás

Como parte da disciplina ” Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental”, os estudantes do curso Técnico em Recursos Humanos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) participaram de visita à Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). A ação foi realizada por meio do Programa Redes, que consiste na realização de visitas com a participação de alunos e professores das instituições de ensino superior. O objetivo do programa é aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica da Companhia, promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre o gás natural.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos que envolvem a rotina das operações da rede de gás natural. Em seguida, eles foram apresentados ao time de Recursos Humanos da Companhia, que explicou sobre as práticas de integração e bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, os acadêmicos participaram de palestra sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais, onde foram explicadas as medidas de segurança implementadas pela Cigás no ambiente de trabalho.

Para finalizar a programação, os estudantes visitaram o Centro de Controle de Operações (CCO), responsável pelo monitoramento 24 horas por dia, todos os dias da semana, da rede de distribuição de gás natural (RDGN).

O professor do Cetam, Inácio Clementino, ressaltou a importância de os estudantes aprenderem a teoria em sala de aula e aplicarem na prática por meio de visitas a instituições. “O objetivo de trazer os alunos para fora do ambiente de aula é muito importante, permite uma conexão entre teoria e prática. Nossa visita aqui na Cigás, com os alunos de RH, foi justamente para promover essa integração, proporcionando a eles uma vivência mais próxima do mercado profissional”, destacou o professor.

O aluno Matheus Nunes afirmou ter gostado da experiência: “A visita agregou bastante, pude tirar dúvidas. Foi uma experiência positiva, pois consegui entender melhor os processos da área que pretendo seguir”, enfatiza o aluno.

Outra aluna que saiu satisfeita da atividade foi Richerle Cordeiro. “Acredito que participar da visita à Cigás foi uma oportunidade única. Aprendi muito hoje, e, no futuro, quem sabe, ao atuar na área, vou me lembrar do que vivenciei aqui. Essa experiência contribuiu bastante para o meu crescimento, especialmente na área em que quero trabalhar, que é treinamento e desenvolvimento”, disse a aluna.

Como participar

Interessados em participar da experiência de troca de conhecimento do Programa Redes podem enviar as solicitações para a Cigás, por meio do e-mail [email protected], informando à Companhia sobre o curso, quantidade de participantes e objetivo da visita. A Companhia realiza os atendimentos às demandas do Programa Redes de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas adquire 300 toneladas de suplemento alimentar para atender rebanho de pecuaristas afetados pela estiagem
Próximo artigoQualidade dos serviços : Hemoam mantém ISO 9001 pelo 24° ano consecutivo