Gilvanete Costa/Serfi

A política de saúde indígena foi o principal tema da 2ª Assembleia Geral do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) 2025, realizada na quarta-feira (26/02). A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, que participou da reunião, em Brasília, destacou que o Amazonas é o estado com o maior número de indígenas do país, contabilizando 490,8 mil, portanto, é necessário trabalhar ainda mais políticas públicas direcionadas para esta população.

Entre os avanços nesse sentido, ela destacou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) teve aprovação do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) para o Programa de Residência Multiprofissional na Área de Saúde. O objetivo é formar profissionais para atenção à saúde indígena. “São dez vagas disponibilizadas para as áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Vai ser extremamente importante também para trabalharmos essa política de uma forma mais capilarizada no Estado, que tem a maior população indígena do país”, pontuou a secretária.

Houve, ainda, um diálogo durante a Assembleia com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e foi criado um grupo de trabalho acerca da temática na Câmara Intergestora Tripartite (CIT). “Essas medidas têm o intuito de fortalecer ainda mais as discussões do acesso aos serviços de saúde para a população indígena, tanto do Amazonas como de todo o país”, afirmou Nayara Maksoud.

A SES-AM, com base na política nacional de saúde indígena, vem realizando capacitações dos profissionais do setor, reuniões com gestores, adequação do sistema de informações de pacientes para identificar e promover a melhoria do acesso à saúde para esta população.

Outros temas

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cirurgias eletivas, manejo clínico, implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) nas secretarias de saúde e o Plano de Ação para 2025 foram tratados durante a Assembleia, que posteriormente realizou a reunião da CIT.

“Apresentamos nossas pautas, nossos pleitos, e a busca por fortalecermos, cada vez mais, a saúde no Amazonas”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.

A secretária executiva adjunta de Controle Interno (SEACI), Kamila Pinheiro, também acompanhou os debates no Conass. “Nós discutimos sobre a judicialização de medicamentos na saúde, que é um tema muito importante para todo país e vai ajudar a fortalecer ainda mais a política do SUS”, disse.

Conass

O Conass é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne os secretários de Estado da Saúde que articula, representa e apoia as Secretarias Estaduais de Saúde, além de formular políticas de Saúde, produzir e disseminar conhecimento, incentivar a troca de experiências e boas práticas entre gestores e profissionais da saúde.

Artigo anteriorPrograma Ciência na Escola do Governo do Amazonas recebe propostas de professores até 13 de março
Próximo artigoMais de 1,7 mil famílias do Monte Horebe fazem atualização cadastral no Programa Amazonas Meu Lar