Todos os estados da região Norte vão sediar eventos da Semana do Patrimônio, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que acontecerá entre os dias 12 e 18 de agosto em todo o país. O Instituto aproveita assim a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto) para fortalecer o sentimento de identificação do grande público com bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Abaixo, estão organizados, estado por estado, os principais destaques da programação na Região Norte.

ACRE

Em Rio Branco (AC), destacam-se a oficina de educação patrimonial e a visita guiada por bens tombados na cidade, nos dias 14 e 15. Ambos os eventos terão a presença de estudantes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A superintendência ainda prepara, no dia 16, a entrega do livro “Catálogo de Obras do Hélio Melo” e, no dia 17, uma rota guiada, passando por dois sítios arqueológicos. Também estão previstas uma oficina de educação patrimonial e apresentações culturais, como Roda de Capoiera e Choro. Os eventos serão realizados com apoio Fundação de Cultura Elias Mansour, do Museu dos Povos Acreanos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação e Fecomercio-AC.

AMAPÁ

Patrimônio Cultural do Brasil, o Choro será tema da palestra em Macapá (AP) no dia 12 de agosto, às 15h. O evento terá ainda roda de conversa com detentores do bem sobre iniciativas de preservação e incentivo e apresentação do Grupo de Choro Vou Vivendo. O patrimônio arqueológico do estado estará em debate no dia 14, às 15h. Ambos os eventos serão na sede da Superintendência do Iphan-AP.

AMAZONAS

Manaus (AM) sediará o “Cine Patrimônio” no dia 16, às 18h (horário local), no auditório do Mirante Lúcio Almeida, com exibição de documentários sobre os bens protegidos pelo Iphan no estado, e a visita guiada ao Conjunto do Porto de Manaus. A cidade receberá ainda feira de economia criativa, oficina de desenho ao ar livre e de arqueologia e apresentações culturais.

PARÁ

Em Belém (PA), no dia 13, destaca-se a visita noturna guiada ao Cemitério Parque da Soledade, tombado pelo Iphan. Acontecem ainda na capital paraense três palestras: “Política de Registros Musicais” (dia 12, às 16h) “Iphan de Portas Abertas – O patrimônio e a sociedade” (dia 14, às 14h) e “O Iphan e Registro de Bens Imateriais”, esta dentro do workshop realizado pelo Instituto Letras que Flutuam (dia 16, às 11h). Na sede do Iphan-PA, serão realizados atendimentos sociais nos dias 13 e 14.

RONDÔNIA

Em Porto Velho (RO), no dia 15, o Instituto inaugura no Galpão 1 na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a exposição “Destemidos Pioneiros”, com obras de artistas plásticos do estado. O evento começa às 9h (horário local). 

RORAIMA

Já em Boa Vista (RR), no dia 13, no Malocão Cultural da Universidade Federal de Roraima, às 18h30 (horário local), acontece uma roda de conversa sobre a salvaguarda da Capoeira no estado. O evento terá ainda o lançamento do Plano de Salvaguarda da Capoeira em Roraima.

TOCANTINS

Em Palmas, dia 15, às 19h, o Iphan realiza a abertura da exposição “Imagens, memórias e patrimônio – Cidades Históricas do Tocantins: Natividade e Porto Nacional”. Além do evento de abertura, haverá duas palestras sobre educação patrimonial e preservação do patrimônio cultural. Tudo acontece no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins. Em 16 de agosto, acontece a visita guiada ao sítio arqueológico Abrigo Lampião, a partir das 6h30.

Endereços e mais detalhes dos eventos da Semana do Patrimônio na Região Norte, assim como em todo o país, estão disponíveis aqui.

Artigo anteriorPrimeiro curso de Business English reconhecido pelo MEC é da Save Me Teacher
Próximo artigoFAS promove curso on-line e gratuito em REDD+; saiba como se inscrever