
Meses depois de ter a nadadeira dianteira amputada, a tartaruga-marinha Dilly Dally voltou ao seu habitat natural no Oceano Atlântico nesta quarta-feira (4/6). O retorno ao mar marcou o fim de uma longa jornada de recuperação no Centro de Vida Marinha Loggerhead, na Flórida (EUA), onde o animal foi tratado após sofrer ferimentos graves provocados por predadores.
Veja vídeo:
Dilly Dally, ainda em fase adolescente, foi resgatada em janeiro e passou por uma cirurgia delicada para amputação da nadadeira ferida. Desde então, permaneceu em reabilitação sob os cuidados da equipe veterinária do centro, que também funciona como hospital de tartarugas e atração educativa.
A soltura da tartaruga foi celebrada com entusiasmo pela instituição.
“Nada de enrolação aqui! Dilly Dally está de volta em casa. Estamos muito felizes em vê-la de volta ao oceano, sã e salva”, publicou o hospital nas redes sociais.
Para acompanhar a nova fase de Dilly Dally, a equipe instalou um rastreador via satélite em seu casco, permitindo que pesquisadores — e o público — monitorem sua trajetória pelo oceano.
O Centro Loggerhead destacou que a reintegração de Dilly ao mar é um exemplo de como a medicina veterinária marinha, aliada à conservação, pode oferecer uma segunda chance à vida selvagem. A trajetória da tartaruga agora poderá ser acompanhada em tempo real por meio das plataformas digitais do centro.
Com informações de Metrópoles