Nesta quinta-feira, 05 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia. Manaus por sua localização estratégica no meio da maior floresta tropical do mundo e integrar um bioma de importância imensurável, precisa ser uma referência de promoção do desenvolvimento sustentável e melhorias socioambientais para a região.

A pauta ambiental está na ordem do dia com a intensificação dos focos de incêndio e o impacto da fumaça gerada pela queima de quilômetros de áreas de floresta, com reflexo direto sobre a saúde da população das cidades. O calor excessivo também é outro fator que evidência a crise climática pela qual passamos.

A Professora Therezinha Ruiz, candidata a vereadora de Manaus pelo União Brasil (UB), tem como uma das suas principais bandeiras de luta, o fomento à implementação de uma política pública de arborização urbana permanente, cuja a execução seja salvaguardada da descontinuidade a cada mudança de governo municipal e contribua efetivamente com ações de Educação Ambiental desenvolvidas dentro e fora das escolas, envolvendo a comunidade.
Durante o seu mandato como deputada estadual, Therezinha Ruiz foi responsável pelo incentivo às ações de arborização urbana e recuperação de áreas verdes, em diversas zonas da cidade de Manaus, destinando emendas parlamentares para o então projeto de implementação de parques lineares em áreas verdes e de preservação permanente (margens de igarapés).

“Os parques lineares em áreas verdes e de APPs foram uma eficiente ferramenta de educação ambiental e contribuíram muito para sensibilização de comunidades inteiras na cidade que olhavam para áreas verdes como espaços problemáticos, utilizados muitas vezes como local de descarte e queima de resíduos. Com os parques lineares, além de revitalização ambiental e paisagística essas áreas ganhavam equipamentos públicos que estimulavam a convivência social e consequentemente a preservação”, relembra a Professora Therezinha. Uma dessas áreas está localizada no bairro da Redenção, Zona Oeste de Manaus, onde a área verde era foco constante de invasões e incêndios criminosos.

A descontinuidade é um dos problemas que dificultam a melhoria da qualidade ambiental da cidade.

“Quero propor projetos de lei para que sejam criadas políticas de governo perenes e estabeleçam metas de plantio de árvores em áreas públicas, criem unidades descentralizadas de produção de mudas que atendam as demandas de arborização e paisagismo do município”, garante a candidata.

Therezinha Ruiz ressalta que é preciso dotar o município de estrutura e pessoal suficientes para atender as necessidades de plantio e manutenção dos espaços revitalizados e distribuição à população.

“Infelizmente, as gestões que se sucedem não dão continuidade às ações de governo, mas se transformarmos em lei mudamos essa realidade”, observou. Hoje, o município possui estrutura precária e insuficiente de produção de mudas.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus convoca três condutores de ambulância aprovados no concurso público da Semsa
Próximo artigoPráticas de descarte correto de resíduos reforçam compromisso ambiental no setor automotivo em Manaus