Buda Mendes/Getty Images

O Botafogo conquistou a tão sonhada e inédita Copa Libertadores da América. O triunfo veio após o Glorioso bater o Atlético-MG por 3 x 1 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.

A conquista do clube carioca, que vive a temporada dos sonhos, passa pelas mãos do treinador português Artur Jorge, que antes de chegar ao Botafogo viveu anos no Braga, de Portugal.

Pelo clube lusitano, Artur Jorge comandou equipes de base, como sub-15, sub-19, sub-23, até o Braga B. Porém, chamou atenção quando foi comandante da equipe principal.

Já como treinador do Braga principal, Artur Jorge fez 99 pelo clube, somando 64 triunfos, 12 empates e 23 derrotas. Além dos bons números conquistados entre 2022 e 2024, o técnico levou a equipe ao título da Taça da Liga da temporada 2023/24, eliminando o Sporting na semifinal e vencendo o Estoril na decisão.

Chegada no Botafogo  

Artur Jorge chegou ao Botafogo em abril de 2024. Desde então, o Glorioso entrou em campo 52 vezes (já contando com a final da libertadores), somando 30 vitórias, 14 empates e oito derrotas.

Entre os jogos, a campanha na Libertadores da América. No torneio continental, desde a pré-Libertadores, o clube carioca contou com oito vitórias, seis empates e três derrotas.

Como título, Artur Jorge se tornou o 4º treinador europeu a conquistar a América, sendo o 3º português. Anteriormente, o croata Mirko Jozic (campeão com o Colo-Colo em 1991), Jorge Jesus (Flamengo 2019) e Abel Ferreira (Palmeiras 2020 e 2021) chegaram até a Glória Eterna.

Vale destacar que além da conquista da Libertadores, o Botafogo também lidera o Campeonato Brasileiro, pode ser campeão no dia 4 de dezembro, na 37ª rodada, caso o Glorioso pelo menos empate com o Internacional e o Palmeiras perca para o Cruzeiro. Além disso, em caso de empate do Alviverde e vitória do clube carioca, o campeonato também está definido. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorCorinthians vira contra o Criciúma e entra na zona de Libertadores
Próximo artigoInstituto Acesso recorre da decisão do presidente da CMM de anular prova para Auditor de Controle Interno