
Joilson Souza
Nesses meus 32 anos de vida se professor ouço que as escolas são lugares onde as crianças vão aprender, crescer e se desenvolver. No entanto, muitas vezes, esses espaços de ensino acabam sendo ambientes que calam as crianças, sufocando sua criatividade, sua curiosidade e sua capacidade de aprender.
As salas de aula lotadas, os professores sobrecarregados, os currículos rígidos e os métodos de ensino ultrapassados são apenas alguns dos fatores que contribuem para essa situação. As crianças são forçadas a se sentar por horas em cadeiras desconfortáveis, salas quentes, ouvindo aulas monótonas e repetitivas, sem ter a oportunidade de se expressar, de se mover ou de explorar o mundo ao seu redor.
Mas como resolver esse problema? Aqui estão algumas sugestões:
1. Reformular os currículos: Os currículos devem ser mais flexíveis e adaptados às necessidades e interesses das crianças. Isso permitiria que elas aprendessem de forma mais autônoma e criativa.
2. Implementar métodos de ensino inovadores: Os métodos de ensino devem ser mais interativos, permitindo que as crianças aprendam por meio da experimentação e da exploração.
3. Reduzir o tamanho das turmas: Turmas menores permitiriam que os professores dessem mais atenção individualizada às crianças e que elas tivessem mais oportunidades de se expressar.
4. Incorporar atividades físicas e artísticas: As atividades físicas e artísticas são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Elas devem ser incorporadas ao currículo de forma regular.
5. Dar mais autonomia às crianças: As crianças devem ter mais liberdade para tomar decisões e para escolher suas próprias atividades. Isso ajudaria a desenvolver sua autoconfiança e sua capacidade de resolver problemas.
6. Formar professores mais capacitados: Os professores devem ser formados para lidar com as necessidades individuais das crianças e para criar ambientes de aprendizado mais inclusivos e estimulantes.
7. Investir em infraestrutura: As escolas devem ter infraestrutura adequada para atender às necessidades das crianças, incluindo espaços de aprendizado bem equipados e seguros, sala de jogos ( tênis de mesa, dama, xadrez etc).
8. Banir a influência política das escolas. Gestor devem ter autonomia para adaptar as atividades da escola a realidade da comunidade onde está inserida, sempre respeitando e em comum acordo com as diretrizes da SEMED.
É hora de mudar a forma como as escolas funcionam. É hora de criar ambientes de aprendizado que sejam mais inclusivos, mais estimulantes e mais adequados às necessidades das crianças. É hora de dar às crianças a oportunidade de aprender, de crescer e de se desenvolver de forma saudável e feliz.
QUE INICIE O ANO ESCOLAR!