O 1º Seminário sobre o trabalho indígena no Amazonas e Roraima abordará os desafios nos espaços acadêmicos, no mercado de trabalho e a luta pela existência dos povos indígenas. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 24 de junho, pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (Ejud11), presencialmente, no município de Presidente Figueiredo, a 126 km de Manaus. Com transmissão ao vivo pelo canal da Ejud11 no YouTube, o evento contará com a participação de representantes das etnias Baré, Witôto e Munduruku.

Em formato híbrido, o seminário busca dar visibilidade a questões indígenas, promovendo o debate entre instituições e a sociedade. As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Sympla desde o dia 16 de junho até a data do evento. A participação dará direito a certificado de 4h complementares. Faça sua inscrição no link https://www.sympla.com.br/evento-online/1-seminario-regional-sobre-trabalho-indigena-no-amazonas-e-roraima/1611651

Programação

Pela etnia Baré, Sediel Andrade Ambrósio abordará o tema: “Desafios da ocupação indígena nos espaços acadêmicos em busca da qualificação profissional”; Luzineide Andrade dos Santos falará sobre “Dificuldades encontradas no mercado de trabalho”. Pela etnia Witôto, Vanda Ortega abordará o tema: “A luta pela existência dos povos indígenas”; e pela etnia Munduruku o palestrante será Ismael Franklin Gonçalves  que falará sobre “Dificuldades enfrentadas pelos estudantes que migram para Manaus”.

O evento seguirá com as seguintes palestras: “O direito à terra e ao trabalho dos povos indígenas de Roraima” será o tema da conferência de abertura do Seminário, que terá como palestrante o procurador de Justiça do Ministério Público de Roraima (MP/RR) Edson Damas da Silveira. Ele também é doutor em Direito Socioambiental pela PUC-PR. Logo após, haverá palestra sobre “O direito à autodeterminação e as relações de trabalho’’, ministrada pelo procurador federal Bianor Saraiva Nogueira Júnior (Procuradoria Geral Federal/AGU).

Encerrando o seminário haverá palestra do juiz do trabalho Sandro Nahmias Melo, titular da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo e doutor em Direito. Ele falará sobre ‘’O direito de acesso à Justiça e Justiça Itinerante na 11ª Região”.

Artigo anteriorRJ: Mãe e vizinho são presos por estupro contra menina de 6 anos
Próximo artigoPrefeitura entrega praça Danilo Matos Areosa revitalizada