O Amazonas enfrenta uma das mais severas estiagens, o que impacta a vida de mais de 330 mil pessoas no Estado, segundo a Defesa Civil. A seca dos rios afeta a economia e isola comunidades, que ficam desabastecidas até mesmo de água potável.
Por isso, na sexta-feira (27/9), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), realizou a entrega de nove toneladas de água mineral, divididas entre a Comunidade do Livramento, área ribeirinha de Manaus, e a Associação Solidariedade Amazonas, da zona rural do município de Silves (distante 204 quilômetros da capital).
A água mineral foi entregue à Casa Legislativa pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizada no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. A instituição buscou ajuda da Aleam, que serviu de ponte para fazer chegar até à população a doação, utilizando o conhecimento e logística para realizar a entrega.
“Esta é a segunda doação que realizamos em parceria com a Ulbra, pois a universidade sabe que o material doado irá chegar a quem realmente precisa. E todo o processo é feito com transparência”, afirmou a diretora de Assistência Social, Karla Estald.
A primeira doação aconteceu no mês de junho último, quando nove toneladas de água foram destinadas às famílias vítimas de incêndio no município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus).
O material foi retirado nesta sexta, no prédio da reitoria da Ulbra, no bairro Japiim pela equipe da DAS, e seguiu à Marina do Davi, na zona Oeste de Manaus, onde foi entregue aos representantes da Comunidade do Livramento e da Associação Solidariedade Amazonas.