REUTERS

O chefe da empresa estatal de energia nuclear da Rússia alertou nesta quinta-feira (19) que um ataque israelense à usina nuclear do Irã, em Bushehr, causaria uma catástrofe da magnitude de Chernobyl.

“Se um ataque for realizado… será uma catástrofe comparável a Chernobyl”, disse o CEO da Rosatom, Alexey Likhachev, segundo a mídia estatal russa RIA Novosti.

Bushehr fica na costa do Golfo Pérsico e é a única usina nuclear em operação do Irã.

A Rússia auxiliou o país a construir a fábrica e alguns dos funcionários são russos.

Um porta-voz militar de Israel falou nesta quinta-feira (19) que o país havia atacado a usina. Logo após o comentário, outro oficial militar afirmou que isso foi um “erro” e que ele não podia confirmar nem negar que a usina de Bushehr havia sido atingida.

Muitos países árabes da região e especialistas nucleares têm se preocupado com a contaminação ambiental que poderia se espalhar pelo Golfo Pérsico, caso a usina de Bushehr fosse atingida.

Scott Roecker, vice-presidente de Segurança de Materiais Nucleares da Iniciativa de Ameaça Nuclear, falou que uma investida “resultaria na dispersão de muita radiação”.

Likhachev, CEO da Rosatom, declarou que um ataque à usina seria “além do mal”.

Ele afirmou que dezenas de especialistas russos empregados foram retirados, informou a RIA.

Em uma coletiva de imprensa, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que o Kremlin está “particularmente preocupado com a segurança da usina nuclear de Bushehr, que emprega especialistas russos”.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorTrump estende prazo para fechamento do TikTok por meio de decreto
Próximo artigoRJ: Chinês diz que pensou em esquartejar jovem para se livrar de corpo