Foto: Janderlan Pacheco

Na manhã de quinta-feira, 20, os auditores técnicos de controle externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foram homenageados em uma Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cerimônia, de autoria do Deputado Estadual Sinésio Campos, celebrou o Dia Estadual do Auditor de Controle Externo e reconheceu a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais.

Os auditores do TCE-AM foram homenageados pela atuação na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos, que é crucial para garantir a legitimidade, economicidade e legalidade na gestão pública.

Representando a Conselheira-Presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Amazônia Lins, a Procuradora-Geral de Contas do Ministério Público de Contas, Fernanda Cantanhede se pronunciou na homenagem. “O auditor de controle externo é quem efetivamente está mais próximo do que acontece no dia a dia das nossas cidades. Durante as inspeções, os auditores estão lá, observando com atenção e comprometimento, e tecnicamente transportam suas observações para os laudos que embasam nossas decisões no Tribunal de Contas e os pareceres do Ministério Público de Contas.”

Entre os homenageados, estava Kleilson Mota, que falou sobre os desafios e a relevância da função.

“Nós representamos uma classe que busca sempre o melhor para a sociedade. Não só na aplicação dos recursos públicos, como em licitações, contratos e convênios, estamos sempre fiscalizando, mas também na efetividade desses recursos. Queremos que, quando alguém procure um hospital ou uma escola, tudo esteja funcionando corretamente. Trabalhamos com legitimidade, economicidade e legalidade para que a sociedade tenha o melhor uso dos recursos públicos,” declarou Kleilson Mota, auditor técnico que atua no MPC.

Também homenageada, Adrianne Freire, chefe do Departamento de Auditoria em Educação (Deae), destacou a abrangência e importância da fiscalização realizada pelos auditores. “O auditor de controle externo fiscaliza a aplicação dos recursos públicos e verifica se estão sendo aplicados conforme o ordenamento jurídico. Avaliamos a efetividade das políticas públicas, analisamos diversas áreas como educação, saúde e questões ambientais, além da prestação de contas de prefeitos e governos. Nosso trabalho é vital para promover uma sociedade com recursos públicos efetivamente aplicados em benefício de todos, proporcionando serviços públicos de qualidade que todos nós merecemos.”

A cerimônia destacou a relevância do papel dos auditores de controle externo na manutenção da transparência e eficiência da administração pública, reforçando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento do Amazonas.

Artigo anteriorAleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, por iniciativa do deputado João Luiz
Próximo artigoRoberto Cidade destaca Lei que protege vigilantes de constrangimentos durante exercício profissional