Durante as olimpíadas de Paris 2024, o australiano Thomas Craig, jogador de hóquei sobre grama, foi flagrado enquanto tentava comprar cocaína. Como punição, ele recebeu, na última segunda-feira (9/9), a suspensão de um ano pela tentativa de adquirir drogas.
O atleta havia sido preso em flagrante em Paris, mas foi solto pouco tempo depois. Ele ficará afastado do esporte por seis meses e, nos outros seis, o comportamento de Craig será avaliado para saber se ele poderá voltar. A decisão foi anunciada em comunicado da Hockey Australia, federação que organiza o esporte no país da Oceânia.
“Craig permanecerá elegível para seleção na Seleção Masculina de Hóquei Nacional de 2025, que deve ser anunciada no final do ano. Tom teve acesso a todos os serviços de suporte ao atleta em nosso programa e continuará a fazê-lo durante sua suspensão. Seu bem-estar continua sendo nossa prioridade”, destaca a Hockey Australia em comunicado oficial publicado no site da entidade.
O jogador de hóquei saiu da Vila Olímpica na noite de 6 de agosto sem jantar com os demais atletas da seleção. Craig tentou comprar cocaína, foi preso, saiu sem pagar fiança e recebeu uma advertência das autoridades locais.
“Cometi um erro terrível. Assumo total responsabilidade. Minhas ações são minhas e de forma alguma refletem os valores da minha família, dos meus companheiros de equipe, dos meus amigos, do meu esporte e da seleção olímpica australiana” afirmou o Carig na época.
A prisão de Craig ocorreu depois da eliminação da Seleção Australiana para a Holanda, nas quartas de final do hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos.