O governo brasileiro anunciou que uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decola nesta quarta-feira (2/10) do Rio de Janeiro para fazer a operação de resgate de brasileiros que estão no Líbano.
A coluna apurou com fontes do Itamaraty, contudo, que o avião deve seguir para Lisboa, em Portugal, onde ficará aguardando o sinal verde para seguir viagem até Beirute, capital libanesa, para evacuar os brasileiros.
Nessa primeira viagem, a operação deve resgatar ao menos 220 brasileiros afetados pela escalada da violência no Líbano, por conta da guerra entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
Segundo a Aeronáutica, a tripulação do KC-30 será composta por militares que são médicos, enfermeiros e psicólogo e que prestarão o apoio necessário aos brasileiros resgatados durante a missão.
Outras viagens devem ocorrer nas próximas semanas para resgatar mais pessoas. Como noticiou o Metrópoles, cerca de 3 mil brasileiros já pediram ajuda para deixar o Líbano em meio à escalada da violência no país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a demanda é parecida com a constatada na operação de resgate de brasileiros no Líbano na guerra entre libaneses e israelenses em 2006. Com informações do colunista Igor Gadelha.