Sasha Mordovets/Getty Images

O ex-presidente da Síria Bashar al-Assad sofreu uma tentativa de assassinato por envenenamento em Moscou, na Rússia, onde vive após ter recebido asilo político garantido pelo Kremlin. A informação foi revelada pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), nessa quarta-feira (1º/10).

Na rede social X, o Observatório afirmou que o ex-presidente sírio sobreviveu por pouco a uma tentativa de envenenamento, em uma operação aparentemente destinada a constranger o governo russo.

Al-Assad passou mal e foi levado às pressas a um hospital. Ele recebeu alta no dia seguinte, em Moscou, e, segundo o Observatório, seu estado de saúde é estável.

A hospitalização foi estritamente restrita, e apenas seu irmão, Maher al-Assad, e o ex-secretário-geral de Assuntos Presidenciais, Mansour Azzam, foram autorizados a visitá-lo.

Queda de Assad

Bashar al-Assad foi deposto da Síria em 2024, após uma ofensiva do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS).

O HTS surgiu da fusão de grupos jihadistas na Síria e era liderado pelo atual presidente sírio, Ahmed al-Sharaa.

Antes de assumir a chefia do Estado, o atual presidente da Síria, al-Sharaa, comandou grupos extremistas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico (ISIS). Após tomar o poder, ele prometeu um governo moderado e busca se distanciar do passado.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorPolícia confirma morte de homem que atacou sinagoga em Manchester
Próximo artigoMulheres são presas com mais de 160 garrafas de uísque falsificadas