Boris Roessler/picture alliance via Getty Images

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (17/2), em meio ao aparente avanço das negociações em torno de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há 3 anos.

Investidores repercutiram a reunião convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris, para discutir com alguns dos principais líderes europeus uma possível interrupção do conflito.

Como ficaram os principais índices

  • O índice Stoxx 600, que reúne as 600 maiores empresas da Europa listadas em bolsas, encerrou o dia em alta de 0,59%, aos 555 pontos.
  • Na Bolsa de Valores de Londres, o índice FTSE 100 avançou 0,41%, aos 8,7 mil pontos.
  • Em Frankfurt, o DAX subiu 1,26%, aos 22,7 mil pontos, um novo recorde.
  • Em Paris, o índice CAC 40 registrou ganhos de 0,13%, aos 8 mil pontos.

O que anima e o que preocupa o mercado

Em relatório divulgado na semana passada, o Goldman Sachs avaliou que um possível acordo de paz entre russos e ucranianos teria potencial para diminuir as incertezas econômicas e os preços de energia em toda a Europa, além de aumentar a confiança do consumidor.

O que preocupa os investidores, por outro lado, são as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas extras aos produtos europeus, ampliando o risco de uma guerra comercial global.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorTer Covid aumenta risco de pré-eclâmpsia, mostra estudo
Próximo artigoLula vê popularidade cair e aposta em isenção do IR e vale-gás