Em viagem oficial a Budapeste, na Hungria, o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou um dos memoriais aos judeus mortos na Segunda Guerra Mundial, o Shoes on the Danube (Sapatos no Danúbio, em português).

Em vídeo postado no Twitter pelo filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente da República diz: “Quem acha que a história pode não se repetir está completamente enganado. A história pode se repetir, inclusive pior”.

O presidente passou a quinta-feira (17/2) na capital húngara, após uma passagem pela Rússia. Em Budapeste, ele se reuniu com o presidente do país, János Áder, e com o primeiro-ministro, Viktor Orbán.

A passagem pelo memorial não constava na agenda de compromissos públicos do mandatário. Bolsonaro regressou ao Brasil na noite de quinta-feira.

Shoes on the Danube

Inaugurado em 2005, o memorial homenageia os judeus mortos por milicianos da organização fascista Arrow Cross entre 1944 e 1945. São esculturas em ferro representando 60 pares de sapatos no estilo da época do século passado. Há modelos masculinos, femininos e infantis.

As esculturas representam os sapatos deixados para trás por judeus às margens do rio Danúbio. Judeus foram obrigados a se despir e fuzilados pelas costas, deixando apenas os sapatos. Os corpos foram levados pela correnteza do rio. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorPresidente do COI pede ao comitê organizador de Pequim para permanecer “politicamente neutro”
Próximo artigoCraque do West Ham, Antonio se inspira em Ronaldinho Gaúcho e Fenômeno