Nova York e Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (25/9), que está “otimista” em relação à assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Durante visita a Nova York, o chefe do Executivo brasileiro se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para discutir o tema.
Em entrevista à imprensa, no último dia da viagem aos Estados Unidos, Lula disse o Brasil está pronto para assinar o acordo.
“Eu nunca estive tão otimista com o acordo União Europeia e Mercosul. Eu disse à Ursula Von der Leyen que o Brasil está pronto para assinar o acordo. Que agora a responsabilidade é toda da União Europeia e não do Brasil”, afirmou o presidente.
Ele ainda ressaltou que o documento pode fechado durante a cúpula do G20, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro.
“Ainda disse para ela: ‘se vocês se prepararem, nós poderemos assinar durante a reunião do G20‘. Ou, quem sabe, em uma reunião com champanhe na sede da União Europeia. Estamos prontos e acho que vai sair o acordo”, pontuou.
Apesar do otimismo de Lula, países como a França têm resistido historicamente ao acordo.