A briga para ter um brasileiro de volta à Fórmula 1 está cada vez mais intensa. Já são cinco anos sem um piloto do país na maior categoria do automobilismo. O nome que mais se aproxima é do paulista Gabriel Bortoleto, atualmente líder da Fórmula 2. Ele pode assinar com a Sauber para o ano de 2025.
As chances de Bortoleto empolgam boa parte dos brasileiros, que fazem mutirão na internet para que o jovem piloto ganhe mais seguidores e tenha maior alcance. Na plataforma Bluesky, por exemplo, o público tem divulgado o perfil do atleta no Instagram.
A intenção dos brasileiros é que ele ultrapasse o número de seguidores do argentino Franco Colapinto, piloto também cotado para a vaga da Sauber no ano que vem. Além dele, Bortoleto disputa pelo lugar no grid com o experiente Valtteri Bottas.
Colapinto impressionou a todos com os quatro pontos conquistados no GP do Azerbaijão, do último domingo (16/9), pela Williams na Fórmula 1. Bottas, por sua vez, está na F1 desde 2013 e já chegou a ser o segundo colocado no mundial de pilotos da categoria.
Bortoleto, porém, prova sua capacidade e talento a cada corrida da Fórmula 2. Ele lidera a categoria abaixo da F1, após o GP do Azerbaijão. Em Monza, por exemplo, ele chegou em primeiro lugar depois de largar em último.
Mais seguidores, mais patrocínios?
A quantidade de seguidores nas redes sociais não é um dos critérios para a seleção de pilotos. No entanto, existe a premissa de que os patrocinadores têm um importante peso para as escuderias escolherem um piloto. Logo, os fãs de Bortoleto acreditam que com mais seguidores, as chances de novos patrocinadores o procurarem e a probabilidade de ir para a Fórmula 1 também aumentem. Com informações de Metrópoles.