
O brasileiro Hugo Calderano conquistou um título inédito para o esporte brasileiro, ao se sagrar campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, na China.
Calderano derrotou o chinês Li Shindong, número um do mundo, por quatro sets a um.
O mesa-tenista brasileiro é atualmente o quinto colocado no ranking internacional do esporte. Já Shidong, de 20 anos, seu adversário na decisão, é o número um do quadro no momento.
A vitória no torneio é a maior conquista de um atleta fora do continente asiático no esporte.
Trajetória no torneio
A campanha de Calderano no torneio foi marcada por vitórias sobre os principais nomes do tênis de mesa mundial. Na estreia, venceu o japonês Yukiya Uda por 3 a 1. Em seguida, superou o também japonês Hiroto Shinozuka por 4 a 1, avançando às quartas de final.
Nas quartas, enfrentou o japonês Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, vencendo por 4 a 1. Na semifinal, protagonizou uma virada sobre o chinês Wang Chuqin, número 2 do ranking, vencendo por 4 a 3 após estar perdendo por 3 a 1.
História no esporte
Nascido no Rio de Janeiro em 1996, Hugo Calderano começou a praticar tênis de mesa aos oito anos. Aos 14, mudou-se para São Caetano do Sul para treinar com a seleção brasileira.
Em sua carreira, Calderano já conquistou títulos importantes, como o WTT Star Contender de Doha e medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Em 2024, tornou-se o primeiro não-asiático a chegar a uma semifinal olímpica no tênis de mesa, nos Jogos de Paris.
Com a vitória na Copa do Mundo, Calderano reafirma sua posição como um dos principais nomes do tênis de mesa mundial e inspira uma nova geração de atletas latino-americanos.