O programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deu início hoje ao 1º torneio esportivo de futsal feminino e masculino da área Sul 1 de Manaus. São 28 times, de 35 escolas, que participaram das atividades do programa.

A abertura do evento teve a presença do secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, do secretário-adjunto da SSP e coordenador do projeto, delegado Francisco Sobrinho, e do corpo discente e docente das escolas estaduais e municipais.

O secretário de Segurança disse que esse é um momento de interação entre os estudantes, e pediu que todos continuassem a trilhar o caminho do crescimento, da cultura da paz e educação. “É hora de aproveitar e tirar lições positivas de cada aprendizado para que no futuro, todos possam ser bem- sucedidos com a família e na profissão que escolherem”, enfatizou.

O torneio termina na próxima segunda-feira, e será realizado na quadra de esportes do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro de Educandos. Participam 28 times, sendo 6 equipes femininas, de 35 escolas. O corpo de arbitragem é do projeto Bom de Bola, da Secretaria Estadual da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), que tem ex-jogadores do São Raimundo; entre eles Delmo, Donizete e Reginaldo.

O coordenador da Caravana da Cidadania, secretário-adjunto da SSP Francisco Sobrinho, explicou que os campeões do torneio serão premiados com troféus e medalhas. “Vamos premiar os estudantes como forma de incentivo ao esporte. E a nossa principal intenção é integrá-los em um trabalho comunitário e disciplinar”, disse.

Sobrinho explicou ainda que no próximo dia 17 acontece a solenidade de encerramento das atividades da CEC na área Sul 1 de Manaus, com exposição de painéis dos temas abordados durantes as palestras dos monitores do projeto. E a previsão é que na segunda quinzena de Abril, sejam iniciados os trabalhos na zona Leste.

Sobre o programa

Desde julho de 2013, a Caravana da Cidadania já alcançou mais de 20 mil alunos em 35 escolas da zona Sul de Manaus. Nesse período, os estudantes receberam orientações sobre exploração sexual, prática de bullying, malefícios do uso de drogas, violência doméstica e sexual, tráfico de pessoas, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros temas relacionados.

Além das palestras e reuniões de orientação com pais, alunos e professores a equipe do programa também tem atividade de cidadania de expedição de carteiras de identidade, de manhã e à tarde.

Artigo anteriorIndústria começa 2014 com crescimento de 2,9% sobre dezembro
Próximo artigoParceria entre Eletrobras e FIEAM implementa programa de eficiência energética para indústrias do PIM