Diocesi di Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino/Reprodução

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (13/6) que o jovem Carlo Acutis, falecido em 2006 aos 15 anos, será canonizado em 7 de setembro, tornando-se oficialmente o primeiro santo católico da geração millennial. A decisão foi confirmada pelo papa Leão XIV durante uma reunião com cardeais para discutir processos de canonização.

A canonização de Acutis, inicialmente marcada para abril deste ano pelo papa Francisco, foi adiada após o falecimento do pontífice. Agora, com a retomada do processo, a cerimônia marcará um momento histórico para a Igreja Católica, ao reconhecer a santidade de um jovem que viveu no século XXI e ficou conhecido como o “padroeiro da internet”.

Uma vida curta, mas marcada pela fé e caridade

Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e foi criado em Milão, na Itália, em uma família de classe alta. Desde pequeno, demonstrava profunda devoção religiosa. Aos 9 anos, já se dedicava a ações de caridade, doando cobertores, roupas e alimentos a moradores de rua.

Diagnosticado com leucemia, Acutis morreu em 2006, oferecendo seu sofrimento “pelo papa e pela Igreja”. Sua história ganhou notoriedade ao redor do mundo, especialmente entre jovens católicos, pela sua ligação com a tecnologia — ele usava a internet para evangelizar e catalogar milagres eucarísticos.

Milagres reconhecidos

A Igreja Católica reconheceu dois milagres atribuídos à intercessão de Carlo Acutis — condição essencial para a canonização.

O primeiro milagre ocorreu em 2010, em Campo Grande (MS). Durante uma missa, uma criança com uma malformação no pâncreas foi curada após tocar um pedaço de roupa com vestígios de sangue de Acutis, trazido da Itália pelo padre Marcelo Tenório.

O segundo milagre foi confirmado em maio de 2025. Envolve a cura de uma jovem da Costa Rica, internada em estado grave após um acidente de bicicleta em 2022. Segundo o Vatican News, dias depois de sua mãe rezar junto à tumba de Carlo Acutis, em Assis, a jovem apresentou uma melhora inesperada e se recuperou completamente.

Outras canonizações previstas

No mesmo dia da cerimônia de Carlo Acutis, será canonizado também Pier Giorgio Frassati, leigo dominicano nascido em Turim, Itália, que morreu de poliomielite em 1925, aos 24 anos. Frassati era conhecido pelo trabalho social com pobres e doentes.

Além disso, o papa definiu 19 de outubro como a data para a canonização de outros sete beatos, cujos nomes ainda serão formalmente anunciados pelo Vaticano.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorPF prende ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado, por suspeita de ajudar Mauro Cid a fugir do país
Próximo artigoProfissionais da Semed participam da 1ª Oficina de Orientação Pedagógica 2025