Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta quinta-feira, 5 de setembro, que a Justiça Eleitoral está empenhada em assegurar que todos os eleitores dos estados da Amazônia afetados pela severa estiagem possam exercer o direito ao voto nas eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro.

A ministra enfatizou que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados do Amazonas, Acre e Pará estão trabalhando para garantir que os eleitores tenham condições materiais de comparecer às urnas e participar do processo democrático, mesmo diante dos desafios impostos pela seca.

“Os TREs do Amazonas, Acre e Pará vão trabalhar para que todos os eleitores tenham a plena capacidade material de poder ir votar e exercer a sua cidadania plenamente, sem maiores consequências”, destacou Cármen Lúcia.

Solidariedade aos Povos da Amazônia

Na abertura da sessão desta quinta-feira, a ministra Cármen Lúcia também expressou solidariedade às populações da Amazônia que estão sofrendo com a estiagem extrema, que tem comprometido o cotidiano e a sobrevivência dos povos da região.

“Nos solidarizamos com os povos da Amazônia. O Brasil preocupado, o mundo preocupado vê uma estiagem que compromete a vida das pessoas”, afirmou a ministra, ressaltando a necessidade de ações mais responsáveis e sustentáveis para reverter os efeitos negativos das mudanças climáticas.

A ministra fez um apelo para que a humanidade, que contribuiu significativamente para a crise climática, seja capaz de encontrar soluções viáveis e imediatas para mitigar essa destruição.

Artigo anteriorTrânsito e transporte terão mudanças para o Desfile Militar de 7 de setembro
Próximo artigoBrasil enfrenta o Equador buscando recuperação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026