FOTO: Evandro Seixas/SES e Mauro Neto/Secom.

A Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas já está atendendo os moradores do bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. A expectativa é realizar cerca de 1.100 exames de imagens, entre mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel ficará estacionada no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM VII) Escola Estadual Professora Eliana de Freitas Morais até o dia 4 de outubro.

De janeiro a agosto deste ano, já foram realizados mais de 29 mil exames de imagens na capital e em sete municípios do interior por meio da unidade móvel.

O atendimento da equipe da Carreta da Saúde é essencial para aproximar a população dos atendimentos necessários e, principalmente, precoces, como aponta a secretária Executiva de Assistência, Liege Menezes.

“Estamos indo nos bairros para que a pessoa possa vir com a sua solicitação de exame. Por exemplo, no caso da mamografia, faz a mamografia na hora e aí a gente já pode ver a questão do diagnóstico precoce e um tempo de tratamento hábil”, destacou Liege Menezes.

A Carreta estava atendendo no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte, desde o dia 12 de setembro, onde foram realizados mais de 260 exames de imagens. Outra unidade móvel segue em atendimento na zona leste, no estacionamento do shopping São José, zona leste de Manaus, também até o dia 4 de outubro.

Os atendimentos no CMPM VII serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Além de mamografia, a Carreta de Apoio à Saúde oferece os exames de ultrassonografia, para mulheres e homens, de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Os exames realizados são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

Artigo anteriorGoverno do Estado publica novo edital para credenciar empreendimentos no Amazonas Meu Lar
Próximo artigoSeis DJs agitam a festa “All Black” em Manaus