A partir desta quarta-feira (14/08), o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado na Rua Barroso, 277-279, bairro Centro, zona sul de Manaus, receberá a exposição ‘El Dorado’, com curadoria e de criação da marca amazonense Yanciã. Com entrada gratuita, a mostra contará com acessórios feitos a partir de insumos das cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica, tais como fibras, sementes e pigmentos de espécies nativas.
De acordo com a diretora executiva da marca, Elijane Nogueira, as sementes são as protagonistas da exposição que nasce para celebrar a ancestralidade contemporânea. “O brilho do sol reluz nas escamas dos peixes que dançam nas águas limpas e cristalinas. Toca a terra, faz brotar sementes de vida, abundância de frutos, flores e esperança. O ‘El Dorado’ se faz presente!”, afirma ela.
Entusiasta do movimento por uma moda mais justa, responsável e regenerativa, a marca de acessórios, busca aliar o artesanato à moda utilizando nas peças matéria-prima de origem vegetal do bioma Amazônia, como sementes de morototó, açaí, tucumã, e fibras vegetais como o tucum, arumã e piaçava.
Além disso, a Yanciã trabalha com pigmentação natural com frutos e vegetais, como o urucum, o cumatê, crajiru, sara-tudo, jenipapo, folha de pupunha, entre outros. “Nosso modelo de trabalho compreende a curadoria de peças originárias, produção com design colaborativo por meio de parceria com artesãs e coletivos locais, comercialização dos produtos, pesquisa, planejamento e execução de projetos de troca de saberes como prestação de serviço para realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança)”, finaliza Elijane Nogueira.