divulgação

Após meses de dedicação aos estudos, 192 alunos do Centro de Ensino Técnico (Centec) em Manaus se formaram nesta semana, elevando para 804 o número de profissionais certificados ao longo de 2024. A cerimônia final foi ainda mais significativa por coincidir com os 15 anos de fundação da instituição. De olho em 2025, o Centec já planeja o lançamento de ao menos três novos cursos e a modernização de seus laboratórios.

“Tivemos um dos melhores balanços dos últimos anos, muito bem representado por esses 804 novos formados. Cada formatura é especial e esta última foi marcada pela finalização de um ano no qual completamos 15 anos de atuação em Manaus, com a inauguração de novos e importantes cursos com alta demanda no mercado”, comenta a diretora-presidente do Centec, Eliana Cássia de Souza.

Três dos novos cursos formaram a primeira turma na cerimônia de quarta-feira (11). Foram as especializações técnicas em instrumentação cirúrgica, urgência e emergência e saúde do trabalho. Também havia turmas de outros cursos já existentes, como logística, administração, enfermagem, radiologia, estética, massoterapia, análises clínicas, edificações, farmácia, informática, qualidade, segurança do trabalho, auxiliar de saúde bucal, eletrotécnica e refrigeração.

“A escola fez um forte investimento em cursos à distância neste ano. Lançamos as formações EaD em serviços jurídicos e segurança do trabalho, que se somaram aos cursos disponíveis em qualidade, administração, recursos humanos e transações imobiliárias”, afirma a tutora e orientadora dos cursos EaD do Centec, Viviane Melo. Para 2025, a escola deve continuar atendendo a essa demanda por formações à distância com a ampliação da oferta na área de gestão e negócios, segmento que continua em plena expansão.

Coordenadora dos 18 laboratórios da escola, Viviane destaca que esses espaços, essenciais para o ensino técnico, passarão por uma reestruturação em 2025. Os laboratórios de refrigeração e eletrotécnica, equipados para treinamento em manutenção, serão modernizados com novos aparelhos. Já o laboratório de estética e massoterapia, que simula um ambiente real de beleza e possui até fachada própria, será ampliado e também receberá novos equipamentos.

Emoções

As duas noites de formatura do Centec foram marcadas por fortes emoções de amigos, familiares e alunos. Um momento especial ocorreu no final da segunda noite, quando o formando em logística André Ricardo dos Santos pediu a namorada e formanda do mesmo curso, Larissa Silva Barreto, em casamento.

“Foi uma noite muito especial. Fiquei muito emocionada, porque só nós dois sabemos o que passamos. Eu já era da área da logística e ‘puxei’ ele. Nós fizemos a formação juntos e enfrentamos muitos desafios, mas conseguimos vencer e hoje estamos aqui”, comentou a nova técnica e noiva.

André diz que o apoio de amigos e familiares é essencial para que os estudantes concluam a formação. No caso dele, havia o bônus de ter esse apoio ainda mais próximo, já que alcançou o diploma ao lado da namorada e agora futura esposa. “Passei por momentos difíceis, de ansiedade e depressão, mas ela me deu forças e conseguimos. Agora vamos continuar investindo na gente, buscando especializações”, afirma.

Um dos momentos mais emocionantes da primeira noite (terça) foi o discurso da formanda do curso técnico em enfermagem, Izabella Paixão de Souza. Em sua fala, ela relembrou os desafios superados pelos estudantes ao longo da formação, além de destacar os momentos felizes vividos, marcados por novas amizades e pela determinação em alcançar o sonho de concluir os estudos.

“Agora, é nosso dever retribuir à sociedade e ao mundo, usando nossos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do curso e buscar fazer a diferença. E é aqui que reside a verdadeira certeza: só o conhecimento liberta! Com essa certeza, nosso legado será construído sobre a base sólida do conhecimento conquistado”, discursou a jovem.

Artigo anteriorTrês crimes à mão armada: lutador irmão do cantor Sidney Magal é preso nos EUA
Próximo artigoEm São Gabriel da Cachoeira, Idam emite 120 documentos rurais a agricultores familiares indígenas