(Foto: Agência Brasil)

 O Brasil registrou um recorde histórico na entrada de turistas internacionais no acumulado entre janeiro e maio de 2025. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) por Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, o número total de visitantes estrangeiros nesse período chegou a 4,8 milhões — o melhor desempenho já registrado na série histórica para os primeiros cinco meses do ano. Em comparação com o mesmo período de 2024, quando o país recebeu 3,2 milhões de turistas, o crescimento foi expressivo: 49,7%.

O mês de maio, isoladamente, também superou todas as marcas anteriores. Foram 461.341 entradas, o que representa um avanço de 37,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando 125 mil estrangeiros chegaram ao país. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números comprovam o êxito da atual política do setor: “Estamos colhendo frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, afirmou.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comparou o desempenho brasileiro com o cenário internacional: “Em 2025, a chegada de turistas internacionais cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%”. Freixo credita o avanço à melhora da imagem do país, à política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — “alinhada com valores da democracia e compromisso ambiental” — e à ampliação das rotas aéreas internacionais e campanhas de divulgação no exterior. “Nunca chegou tanto turista, e eles chegam numa diversidade maior de destinos, regionalizando o desenvolvimento e a geração de empregos”, destacou.

O estado do Rio de Janeiro se destacou como um dos principais destinos turísticos do país, com 1.032.537 visitantes internacionais entre janeiro e maio de 2025 — um crescimento de 52,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente no mês de maio, o estado fluminense recebeu 130 mil turistas estrangeiros, número 55,2% superior ao de maio de 2024, quando houve 84.116 registros.

Entre os atrativos que movimentaram a cena turística do estado, estiveram os shows internacionais de Lady Gaga, em 2025, e de Madonna, em 2024. “O Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro como portão de entrada do turismo internacional no Brasil e sede de grandes eventos. Portanto, o crescimento representa o resultado do esforço de promover esse destino lá fora e atrair ainda mais turistas internacionais, gerando assim, emprego e renda para a população carioca”, avaliou Freixo.

O desempenho no primeiro semestre praticamente garantiu o cumprimento da meta estipulada pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros até dezembro. Com 4,8 milhões de chegadas já registradas, o país atingiu 70% da meta anual. A expectativa é de que o Brasil ultrapasse os 8 milhões de visitantes internacionais até o fim de 2025.

Cinco países concentram o maior volume de visitantes estrangeiros ao Brasil neste início de ano, somando juntos 3,5 milhões de chegadas. A liderança segue com a Argentina, responsável por 2,2 milhões de turistas entre janeiro e maio, um crescimento de 96,8% em relação ao mesmo período de 2024. O Chile aparece em segundo lugar, com 387.611 visitantes (aumento de 31,6%), seguido pelos Estados Unidos, que enviaram 352.971 turistas (alta de 18,4%). Paraguai e Uruguai completam o ranking, com 285.122 e 277.858 turistas, respectivamente — aumentos de 17,1% e 31,7%.

Com informações de Brasil 247.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus realiza final de vôlei da 26ª Municipíadas com alunos da rede municipal
Próximo artigoPrefeito David Almeida vistoria obras finais do complexo viário Rei Pelé e aprova intervenção artística no espaço