Metrópoles

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por volta das 13h30 desta segunda-feira (3/11). Mauro Cid participará de uma audiência na qual receberá orientações sobre o cumprimento da pena de dois anos, imposta após a condenação por envolvimento em uma trama golpista.

Veja:

Nas imagens, é possível ver o momento em que Cid aparece ao lado dos advogados, a caminho da audiência.

Após a audiência, Cid segue para a Secretaria de Administração Penintenciária do Distrito Federal (DF) a fim de retirar a tornozeleira eletrônica.

Ele participará da audiência acompanhado dos seus três advogados: Jair Pereira, Vânia e Cézar Bittencourt. Eles entraram pelo subsolo da sede da Corte, em Brasília, e dirigiram-se para a salas de audiência.

A ida de Cid ao STF foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, que também estabeleceu o início do cumprimento da pena.

Com o trânsito em julgado da ação, quando não cabe mais recurso, Moraes ainda determinou que:

  • Nos termos decididos pela Primeira Turma do STF, sejam restituídos os bens apreendidos de Mauro Cid;
  • sejam extendidos os benefícios previstos no acordo de colaboração premiada aos familiares;
  • sejam realizadas ações necessárias da Polícia Federal para manter a segurança do réu e dos seus familiares.

Abatimento da pena

Como Cid optou em não recorrer da pena imposta a ele em ação por trama golpista, o processo foi concluído e agora o ministro Alexandre de Moraes deu a determinação. Os advogados de Cid almejam que o período que o cliente cumpriu medidas cautelares seja contabilizado no cumprimento da pena — o que abateria a pena de dois anos.

O ministro do STF pediu as certidões de comprovação do tempo em que o militar da reserva ficou com a tornozeleira eletrônica, a fim de reduzir o tempo de pena. O período de prisão provisória antes da condenação também será contabilizado para a redução do tempo de pena.

Cid, ex-braço direito de Bolsonaro, já manifestou a aliados o desejo de deixar o Brasil e mudar-se para os Estados Unidos.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorFIFPro anuncia seleção da temporada sem brasileiros. Confira lista
Próximo artigoRaulzinho destaca construção do primeiro playground adaptado para usuário de cadeira de rodas em Manaus