
Com amplo apoio entre federações estaduais, o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, oficializou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O registro foi feito na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e conta com o respaldo de 25 das 27 federações, além de 10 clubes. A eleição está marcada para o próximo dia 25 de maio, e, salvo uma reviravolta judicial, Xaud deve ser o único candidato no pleito que escolherá o sucessor de Ednaldo Rodrigues para o mandato até 2029.
Com apenas 41 anos, o médico infectologista e empresário de Boa Vista (RR) conseguiu atrair apoios decisivos, inviabilizando uma possível candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, que não obteve o número mínimo de federações exigido pelo regulamento da CBF — ao menos oito.
A articulação de Xaud garantiu o apoio de federações influentes e também de clubes como Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. Três desses clubes — Amazonas, CRB e Criciúma — haviam inicialmente manifestado apoio à Liga Forte União (LFU) e à Libra, mas mudaram de posição.
O edital da eleição permite o registro de chapas até terça-feira (20), mas a movimentação em torno de Xaud praticamente encerrou a disputa. Uma reunião do Conselho Nacional de Clubes está prevista para esta segunda-feira (19) na sede da confederação.
A chapa encabeçada por Xaud conta com oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Ivanildo da Silva, Michelle Ramalho, Ricardo Cluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Entre as propostas apresentadas por Xaud em conversas com dirigentes, estão mudanças no calendário do futebol nacional e investimentos em qualificação da arbitragem. Inicialmente, ele cogitou adiar a votação para não coincidir com a rodada do Campeonato Brasileiro, mas a CBF decidiu permitir o voto remoto, eliminando a necessidade de comparecimento presencial.
Quem é Samir Xaud
Natural de Boa Vista, Samir de Araújo Xaud é médico formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com especializações em infectologia e medicina esportiva. Atua como empresário no setor de saúde e bem-estar e é dono de um centro de treinamento em sua cidade natal.
Xaud também tem histórico político: foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo PV e a deputado federal em 2022 pelo MDB, mas não foi eleito. Ele foi eleito para presidir a Federação Roraimense de Futebol a partir de 2027, sucedendo seu pai, Zeca Xaud, no comando da entidade — um cargo que provavelmente não assumirá, caso sua eleição na CBF se confirme.
Apesar do apoio consolidado, o candidato enfrenta pendências na Justiça. Xaud responde por um processo de improbidade administrativa por suposta falsificação de documentos enquanto dirigia o Hospital Geral de Roraima, entre 2017 e 2020, com prejuízo estimado em R$ 1,4 milhão. Sua defesa nega irregularidades. Além disso, ele foi excluído do cadastro de peritos do Tribunal de Justiça de Roraima após erro em uma perícia médica.
Ainda assim, a candidatura de Xaud ganhou força entre os bastidores do futebol brasileiro. Seus apoiadores, inclusive, passaram a ser apelidados de “xauds”, em referência ao novo protagonista da sucessão na CBF.