
A edição 2025 do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, promovida pela Prefeitura de Manaus, chega ao fim com resultados expressivos e metas superadas. A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), registrou 15.933 mudas plantadas somente no primeiro semestre – quase o triplo de todo o ano anterior –, além de 66 mil mudas doadas à população.
O encerramento ocorreu na segunda-feira (30/6), com uma ação no Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste, com participação de estudantes da Escola Estadual João Bosco Pantoja e da ONG Argilando, do Rio de Janeiro.
“Avançamos na gestão ambiental com arborização histórica, reforço no controle e fiscalização, e na revisão de três planos estratégicos: Ação Climática, Redução de Riscos e Saneamento Básico”, afirmou o secretário Fransua Matos.
Números que mostram o impacto
Desde 2021, a capital já contabiliza mais de 38 mil árvores plantadas. Só em junho deste ano, 21 mil mudas foram distribuídas em mais de 50 pontos simultâneos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em uma das maiores mobilizações ambientais da história de Manaus.
Manaus em destaque nacional e internacional
-
Manaus passou a integrar o programa “Meu Município pelos ODS”, comprometendo-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
-
Foi selecionada pelo PNUMA, da ONU, entre 250 propostas internacionais para desenvolver projetos de agricultura urbana sustentável.
-
Recebeu a Oficina Regional Norte do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), reunindo representantes de 17 cidades brasileiras.
-
Sediou workshop do Programa Cidades Verdes Resilientes, com apoio do ICLEI e da Universidade Federal de Alagoas.
Arborização e recuperação de áreas verdes
Somente na área da alameda Alphaville e entorno do igarapé do Mindu, foram plantadas mais de 4 mil mudas entre 2021 e junho de 2025. A cidade conta ainda com o apoio do Centro de Produção de Mudas, localizado no IFAM – Campus Leste.
Mutirões e combate ao lixo nos igarapés
Durante o mês de junho, a Prefeitura promoveu ações de limpeza com apoio de voluntários e escoteiros, como o mutirão no igarapé do Mindu, que resultou na retirada de meia tonelada de resíduos em poucas horas.
Desde 2021, já foram retiradas mais de 23 mil toneladas de lixo da orla do rio Negro. Com as 11 ecobarreiras instaladas nos igarapés, houve queda de 40% no volume de resíduos em comparação com janeiro de 2024. A meta é instalar mais 10 ecobarreiras e ampliar a cobertura a 108 pontos estratégicos já mapeados.
Educação ambiental e sensibilização
As ações educativas envolveram:
-
Comunidades da RDS do Tupé, com alunos da Escola São João (25/6)
-
Passageiros no Porto de Manaus, com distribuição de materiais informativos e orientação sobre proteção à fauna silvestre e descarte correto de resíduos (27/6)
Próximas ações: campanha contra queimadas
Apesar do encerramento da programação do Junho Verde, o trabalho da Semmasclima segue. No próximo dia 8 de julho, às 9h, será lançado o “Plano de Combate às Queimadas 2025”, no Parque Municipal do Mindu, com foco em ações preventivas para o verão amazônico.