Dione Torquato

Começa nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, das 14h às 17h, o “Seminário Internet e Meio Ambiente: caminhos sustentáveis na Amazônia”, evento gratuito do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para promover um debate qualificado sobre infraestrutura e conectividade na região.

A programação será realizada no auditório do Instituto de Computação (ICOMP), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada na Av. Rodrigo Otávio, nº 6200, bairro Coroado I, com entrada pelo estacionamento da Faculdade de Direito.

O primeiro dia reunirá diversas lideranças no assunto. Entre elas, o renomado cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) Philip Fearnside, conhecido mundialmente por sua atuação em áreas como aquecimento global, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e ecologia. Fearnside ministrará palestra sobre os principais desafios do meio ambiente na Amazônia.

O evento é organizado em conjunto com Bemol, Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia – órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Confira a programação completa:

DIA 1 – 24/02 – Segunda-feira

14h00 – 15h30 Mesa de Abertura

  • Tanara Lauschner, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Eliomar Cunha, Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia/MCTI

  • Percival Henriques de Souza Neto, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

  • Renata Mielli, MCTI e Coordenadora do CGI.br

  • Jesaias Arruda, Bemol

  • Jessica Botelho,Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA)

15h30 –17h00 Palestra Inaugural

  • Prof. Philip Fearnside, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

  • Paulo Castro, Rede Wayuri

17h00 – 18h00 Coquetel

DIA 2 – 25/02 – terça-feira

9h00 – 10h30 Infraestrutura para a conectividade na Amazônia

A mesa se propõe a discutir o atual cenário da disponibilidade de infraestrutura para conectividade na Amazônia, buscando abordar a trajetória de políticas públicas, iniciativas comerciais, e seus desafios, considerando questões geográficas, políticas, econômicas e sociais.

  • Francisca Cavalcante, Comunidade Nossa Senhora do Livramento

  • Fernando Soares, Conexis

  • Terezinha Alves Brito, C-PARTES e Podcast Amazônias Conectadas

  • Fernando Farias, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

  • Jesaías Arruda, Abranet (Moderador)

10h40 – 12h00 O custo da conectividade na Amazônia

A partir do cenário da disponibilidade de infraestrutura na região amazônica, abordado na primeira mesa, este debate tem como objetivo promover uma reflexão em torno da expansão dos satélites de baixa órbita, que tem se configurado como uma das principais formas de promoção de acesso à Internet.

  • França Bandeira, Bemol

  • Anderson Ferreira, Casa Preta Amazônia

  • Belmira Baré, Associação da Comunidade Indígena Bom Jesus (AICBJ)

  • Antonio M. Moreiras, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)

  • Mozart Tenório, Anatel (Moderador)

14h00 – 15h30 Tecnologias e comunidade – A soberania digital na Amazônia

No atual contexto de predomínio das grandes empresas estrangeiras na oferta de tecnologias digitais, esta mesa se propõe a debater a importância da apropriação tecnológica e da participação dos povos amazônicos para a soberania comunitária, sustentabilidade e resiliência.

  • Rui Gemaque, Observatório das Baixadas

  • Sonaira Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC)/Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama)

  • Jessica Botelho, Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA)

  • Luiz Santana, UFAM (Moderação)

16h00 – 17h30 Ciência e Tecnologia para a Sociobiodiversidade

A mesa se propõe a discutir ciência e tecnologia para promoção da biodiversidade e o fomento do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.

  • Fabio Cardoso, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

  • Uirá dos Santos Bentes, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)

  • Juliana Bueno, Google

  • Regina Oliveira da Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi/Coordenação de Ações Estratégicas (COAES) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

  • Leonardo Mattos – Ministério das Relações Exteriores (MRE) (Moderador)

17h30 – 18h00 Encerramento: Perspectivas Futuras

  • Leonardo Mattos – Ministério das Relações Exteriores (MRE)

  • Terezinha Alves Brito, C-PARTES e Podcast Amazônias Conectadas

SERVIÇO

O quê: Seminário do Comitê Gestor da Internet no Brasil acontece segunda e terça com inscrição gratuita em Manaus;

Quando: Nesta segunda, 25 de fevereiro;

Horário: Das 14h às 17h;

Local: auditório do Instituto de Computação (ICOMP), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada na Av. Rodrigo Otávio, nº 6200, bairro Coroado I, com entrada pelo estacionamento da Faculdade de Direito;

Contato: Emanuelle Araújo – (13) 98843-6047, Vinicius – (92) 98528-5414.

Artigo anteriorBarco Hospital São João XXIII faz mais de 1,4 mil atendimentos nos primeiros dois dias em Manacapuru
Próximo artigoTribunais de Contas e o Futuro da Amazônia: O TCE-AM na Indução de Políticas Públicas Ambientais