
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (11), o parecer favorável ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. De autoria do Executivo municipal, a proposta será agora levada ao plenário da Casa para discussão e deliberação dos demais vereadores.
A análise da LDO ocorreu durante a 13ª reunião ordinária da CCJR, que apreciou um total de 16 projetos — 14 constantes da pauta e dois inseridos de forma extraordinária. De acordo com o vice-presidente da comissão, vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), o parecer à LDO foi aprovado por unanimidade entre os membros.
“Avançamos com importantes matérias, entre elas a LDO, que teve aprovação unânime. A comissão tem buscado dar celeridade às propostas que impactam diretamente o planejamento orçamentário da cidade”, afirmou o parlamentar.
A sessão foi conduzida pelo presidente da CCJR, vereador Gilmar Nascimento (Avante), e contou com a presença dos vereadores Eduardo Alfaia (Avante), Paulo Tyrone (PMB), Kennedy Marques (MDB), Marco Castilhos (União Brasil), Rodinei Ramos (Avante) e Mitoso (MDB).
Outro destaque da reunião foi a análise do Projeto de Lei que propõe a criação da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, iniciativa apresentada pelo vereador João Paulo Janjão (Agir). A proposta visa mobilizar o Legislativo municipal para discutir soluções e cobrar melhorias para a rodovia, considerada vital para o escoamento de produtos e o deslocamento entre o interior do estado e a capital.
“É um projeto importante que busca contribuir para o debate sobre os desafios enfrentados na BR-319, não apenas por Manaus, mas por todo o Amazonas”, acrescentou Dr. Eduardo Assis.
As matérias discutidas durante a reunião foram encaminhadas para apreciação em plenário, nas próximas sessões ordinárias da CMM.