26.3 C
Manaus
sábado, 25 de janeiro de 2025

Comitiva amazonense representará o estado nos Campeonatos Brasileiros Paralímpico de Atletismo e Halterofilismo

Julcemar Alves/Sedel e Antonio Lima/Secom

A comitiva amazonense composta por nove pessoas representará o estado nos Campeonatos Brasileiros Paralímpicos de Atletismo e Halterofilismo. Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Voo Campeão, cinco deles receberão passagens aéreas para irem às disputas que acontecem entre os dias 5 e 8 de dezembro, em São Paulo.

“O Voo Campeão tem se mostrado essencial para garantir a inclusão e o apoio necessário aos nossos atletas e paratletas, que muitas vezes enfrentam desafios adicionais para competir em alto nível. Por meio deste apoio, o Governo do Amazonas possibilita que os competidores possam alcançar novos patamares no esporte”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

No atletismo, Dernival Santos representará o estado nas provas de arremesso de peso na classe F12, enquanto que Algley Silva disputará os 200m na classe T12, ambos sendo deficientes visuais.

“Esse apoio que o Governo nos dá é significativo, tanto eu quanto meu guia, Gabriel Couto, não íamos para o campeonato porque não tínhamos passagens, mas agora conseguiremos competir”, afirma Algley.

Já nas disputas do halterofilismo, o estado terá quatro representantes, sendo eles: Maria de Fátima, na categoria até 67kg, Eduardo Soares, até 59kg, Lucas Santos, até 49kg e Emily Botelho, competindo até 45kg. Com eles, irão também os técnicos Luiz Cláudio e Getúlio Oliveira.

“Minha preparação foi muito forte. Como essa competição vai ser homologada internacionalmente a marca que a gente fizer nacionalmente já vai para o ano que vem, então vou em busca do meu tricampeonato brasileiro”, disse Lucas Galvão.

Competição

Os Campeonatos Brasileiros Paralímpicos de Atletismo e Halterofilismo acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 5 e 8 de dezembro. Organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as competições servem para somar pontos no ranking nacional.

Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorEvento na UFAM oferece cinco minicursos gratuitos nesta quarta sobre gênero, equidade e ecofeminismo
Próximo artigoGoverno do Amazonas lança Conferência Amazonas Óleo, Gás & Energia 2025