Foto: Alberto César Araújo

As atividades do programa “Conhecendo o Legislativo”, do segundo semestre, iniciaram nesta terça-feira (6/8), com a participação dos estudantes da Escola Mendonça Araújo, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

Realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o programa realiza palestras sobre educação cidadã para estudantes de escolas públicas e privadas. Hoje, recebeu cerca de 45 alunos dos anos finais do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, que receberam informações sobre ética, cidadania, separação dos poderes e consciência política.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), enfatiza a importância da realização do programa com estudantes para que entendam o processo democrático.

“Como presidente do Parlamento Estadual acredito ser fundamental a realização deste programa na Aleam, para que crianças e jovens aprendam a diferença dos Poderes e saibam sobre o funcionamento da engrenagem que possibilita termos uma sociedade democrática. Todos são sempre muito bem-vindos à Casa Legislativa para aprenderem, pois educação é fundamental para termos cidadãos conscientes”, avaliou.

A coordenadora do programa, Cassandra Serejo, explicou que esses temas são apresentados com didática própria para cada faixa etária dos alunos, para que os conceitos sejam trabalhados e compreendidos pelos estudantes.

“Falamos sobre direitos, deveres, voto consciente, o papel não apenas dos políticos, mas também do cidadão, da população, que é quem escolhe os políticos”, afirmou Serejo, ressaltando o compromisso da Casa Legislativa em falar sobre educação e consciência política.

Após a palestra, os estudantes acompanharam uma parte da Sessão Ordinária, no plenário Ruy Araújo, onde puderam presenciar os debates dos deputados estaduais.

A palavra mais utilizada pelos estudantes foi: oportunidade. Para eles, a oferta, pelo Legislativo Estadual, deste momento de aprendizado e educação cidadã foi importante para o desenvolvimento do senso político dos mesmos.

O aluno Jamil Neto, do 9º ano, falou que viu no programa uma oportunidade para que desenvolvesse maior consciência política, entendendo que todos possuem responsabilidades e tem seu papel no processo político como um todo.

A aluna Alexia Moreira, do 8º ano, também destacou a oportunidade de entender, segundo ela, que a vida em sociedade é baseada na política.

“Mesmo que hoje ainda não tenhamos idade para votar, mas, daqui a poucos anos, teremos essa responsabilidade e temos que entender desde já sobre nosso papel como cidadãos”, afirmou Alexia.

O também estudante do 8º ano, Benjamim Reis Melo, enfatizou que a participação no programa o fez refletir sobre a importância de se criar oportunidades para todos e permitiu conhecer o trabalho dos deputados estaduais, representantes do povo, assim como o papel do Poder Legislativo, aprendendo sobre as leis e o processo legislativo.

“A possibilidade de estar aqui, aprender e conhecer sobre o Poder Legislativo é algo importante. Sei que sou privilegiado e nem todos tem a oportunidade de vir à Assembleia participar do programa, começar a pensar, ter consciência sobre a política e como ela impacta a vida das pessoas”, falou Benjamin.

Artigo anteriorEfeitos das mudanças climáticas podem agravar fome, revela estudo
Próximo artigoReceitas, memes e terapia: Rebeca Andrade revela segredo entre provas