Carlos Fernando/Corinthians

O Corinthians divulgou uma nota oficial à imprensa nesta segunda-feira e se manifestou sobre as denúncias de supostas irregularidades nas categorias de base do clube.

O comunicado trata as acusações feitas à diretoria alvinegra como “infundadas”. O Corinthians diz ter chegado à essa conclusão após “reuniões com envolvidos e análise criteriosa de informações”. O clube ainda alega ter “evitado julgamentos precipitados” e “coletado todas as evidências disponíveis” antes de se pronunciar.

Por fim, o Timão afirma que o trabalho de formação de atletas é tratado com o “máximo de seriedade e profissionalismo”.

As denúncias de supostas irregularidades nas categorias de base do Corinthians tornaram-se públicas na última sexta-feira. Principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel recebeu as acusações e decidiu ir até o CT Dr. Joaquim Grava para cobrar explicações da diretoria.

A uniformizada disse que não encontrou nenhuma anormalidade, mas prosseguirá com as investigações. Os torcedores ainda informaram que o diretor de base do Timão, Claudinei Alves, seria afastado durante o período de apuração dos fatos. O Corinthians, por sua vez, ainda não confirma a informação.

Já neste domingo, o ex-atacante Dinei comunicou através das redes sociais que pediu desligamento do cargo de coordenador de base do clube. Ele afirmou que a decisão foi tomada por discordâncias internas e levantou dúvidas sobre o caráter das pessoas que atualmente trabalham na área.

A quantidade de contratações para as categorias de base tem gerado incômodo de torcedores e até mesmo membros do Conselho Deliberativo do Corinthians. Na última quarta-feira, o presidente do órgão, Romeu Tuma Júnior, disse estar preocupado com a situação.

Tuma, inclusive, pediu à Comissão de Futebol do Corinthians uma análise sobre essas contratações e aguarda um parecer do órgão para, se preciso, tomar providências.

Desde o início da gestão Augusto Melo, 86 atletas foram contratados para a base do Timão. Destes, muitos sequer foram aproveitados pelo clube.

Das 86 contratações, 14 já até deixaram o Corinthians. Alguns, inclusive, assinaram contrato profissional com o clube sem nem entrar em campo, como é o caso do meia Paulinho, de 20 anos, que em janeiro deste ano havia sido liberado e não jogou nenhuma partida com a camisa alvinegra.

Veja abaixo, na íntegra, a nota enviada pela clube:

“O Sport Club Corinthians Paulista vem a público prestar esclarecimentos sobre as denúncias recebidas pela Diretoria Executiva relacionadas às categorias de base do Clube.

Após reuniões e conversas detalhadas com os envolvidos e uma análise criteriosa das informações que circularam nos últimos dias sobre supostas práticas irregulares na gestão, ficou comprovado que não há fundamento nas denúncias divulgadas.

A atual gestão do Corinthians manteve uma postura responsável e prudente, evitando julgamentos precipitados e aguardando a coleta de todas as evidências disponíveis antes de qualquer manifestação pública. Reafirmamos o compromisso de tratar cada situação com transparência, respeito aos envolvidos e rigor na apuração dos fatos.

O Clube reitera que a formação de atletas é tratada com máxima seriedade e profissionalismo, sempre em alinhamento com os valores institucionais e os princípios de integridade e responsabilidade.

O Corinthians segue firme em seu compromisso de zelar pela transparência e pela credibilidade de suas categorias de base, pilares fundamentais para o futuro do esporte”

Com informações de Gazeta Esportiva.

Artigo anteriorZelensky sanciona acordo estratégico sobre minerais raros com os EUA
Próximo artigoSecretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025