
Na primeira noite do 58º Festival Folclórico de Parintins, realizada na última sexta-feira (27), o ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu lideranças do Congresso Nacional na arena do Bumbódromo, em uma celebração que destacou a força da cultura amazônica no cenário nacional. Participaram do encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que visitava a Ilha Tupinambarana pela primeira vez, e o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Celso Sabino exaltou a grandiosidade do evento e o apoio do governo federal. “Primeiro dia do Festival de Parintins, o maior espetáculo cultural do planeta Terra. E bem acompanhado com os nossos líderes no Congresso Nacional”, destacou o ministro, ao lado de Alcolumbre e Motta.
Questionado sobre a experiência de estar em Parintins, o deputado Hugo Motta demonstrou entusiasmo e gratidão. “Primeira vez que estou aqui. A alegria é muito grande de poder estar aqui atendendo ao convite do nosso ministro do Turismo, Celso Sabino, do meu irmão, o presidente Davi Alcolumbre, do senador Eduardo Braga e de tantos amigos do Amazonas. Já há muitos anos me convidavam para conhecer este festival, que é único no mundo. Quero também parabenizar o ministro Celso pelo grande trabalho que vem fazendo para fortalecer não só este evento, mas o turismo do nosso país”, afirmou o parlamentar.
O senador Davi Alcolumbre, por sua vez, reforçou o papel do Festival como símbolo da diversidade cultural brasileira. “Quero cumprimentar o governo federal que está apoiando, através do Ministério do Turismo, essa grande festa folclórica da Amazônia brasileira. É a cultura do Brasil, é isso: diversidade, alegria, felicidade. Assim como o Carnaval do Rio de Janeiro, o Festival do Boi de Parintins é a alegria da Amazônia, do Norte do Brasil”, afirmou o presidente do Senado.
Nas redes sociais, Alcolumbre também celebrou sua participação: “Mais uma vez tive a honra de participar do Festival de Parintins, no coração da Amazônia! Um espetáculo que sempre emociona, encanta e enche de orgulho a todos nós da região Norte brasileira. Estar no Bumbódromo, vibrando com as torcidas do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, é sentir na pele a força da cultura popular, das tradições do nosso povo e da beleza da nossa identidade amazônica”, declarou.
O senador concluiu destacando o reconhecimento do festival como manifestação da cultura nacional. “Sou nortista, sou amazônida, e sei o quanto essa festa representa para o Brasil e para o mundo. A cada edição, o Festival mostra que é pertencimento e é futuro. Agradeço ao povo do estado do Amazonas pela recepção calorosa.”