Nesta quinta-feira (6/10), o São Paulo volta a campo para enfrentar o América-MG, em Belo Horizonte, após ser derrotado pelo Independiente Del Valle, do Equador, na final da Copa Sul-Americana. O confronto contra o clube mineiro é visto como um duelo direto pelas competições continentais, é válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Começando a rodada na 13ª posição com 37 pontos conquistados, o Tricolor Paulista busca virar a chave com foco total na reta final do Brasileirão e terminar o campeonato, pelo menos, no G8. Tendo em vista que os campeões da Libertadores e da Copa do Brasil fazem parte do G6, duas vagas a mais serão abertas para a Pré-Libertadores de 2023.
No entanto, vale destacar que para salvar o ano, o time comandado por Rogério Ceni precisa melhorar o aproveitamento e conquistar quase 57% dos pontos que restam em disputa.
Essa porcentagem se dá pois nos últimos cinco anos, o pior sétimo colocado do campeonato foi o Fluminense, em 2021, com 54 pontos conquistados, e o melhor foi o Palmeiras, em 2020, com 58 pontos. Já de olho na oitava posição, os piores foram América-MG (2021) e Cruzeiro (2018), ambos com 53 pontos ganhos, enquanto o melhor foi o Corinthians de 2019, com 56.
Fazendo uma comparação com os anos anteriores, o Tricolor Paulista ficaria de fora da Libertadores do ano que vem caso mantenha seu atual aproveitamento. Vale lembrar que o São Paulo tem um jogo a menos, porém, da mesma forma, terminaria o Brasileirão com 50 pontos de acordo com os 44% de aproveitamento.
Além do crescimento do São Paulo na reta final, os torcedores terão que torcer para os rivais que estão à frente obterem uma queda no rendimento.
A vaga para a Libertadores de 2023 pode ser um ponto de alívio para o clube no ano que vem pois, vivendo uma crise financeira, a não classificação pode resultar em um desmanche ainda maior do elenco para a próxima temporada. (Metrópoles)