O Promotor de Justiça Weslei Machado – 1ª Promotoria de Justiça de Coari/AM – determinou a instauração de notícia de fato no Sistema MP Virtual para apuração preliminar da comunicação anônima de fato ilícito supostamente praticado pelo prefeito de Humaitá, Cidenei Lobo do Nascimento, conhecido como “Dedei Lobo”.
Conforme despacho do promotor, Dedei Lobo é acusado de prática de ato de improbidade administrativa e de ilícitos cíveis contra a Administração Pública municipal caracterizado com pagamentos a empresários que, durante a campanha eleitoral, realizaram a entregar de valores em espécie para serem usados na campanha eleitoral.
Weslei Machado determinou o envio de cópia do despacho à Polícia Federal em Rondônia e no Amazonas para noticiar a prática, em tese, de crimes eleitorais e de falsidade ideológica eleitoral, conexos a crimes comuns, que pesam contra o prefeito de Humaitá.
No rol das denúncias contra Dedei Lobo, destaca-se, por exemplo, um extrato de dispensa de licitação da em favor do Auto Posto Tchê, no valor de R$ 2.559.999,00, para fornecimento de combustíveis para a Secretaria Municipal de Saúde, apesar do contrato vigente com o Auto Posto TAM, Posto Ipiranga, doador de campanha de adversários do Sr. José Cidenei Lobo.
De acordo com a denúncia, sócios do Auto Posto Tchê, contratado para o fornecimento de combustíveis sem licitação, teriam, no mês de setembro de 2024, às vésperas da eleição, destinado centenas de milhares de reais em espécie, sem declaração e de forma ilícita, para serem usados na campanha eleitoral.
O despacho foi remetido para Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCEAM) me ao Ministério Público de Conta.
Confira Publicação